A Mapfre, companhia do mercado segurador e financeiro, desenvolveu o projeto Mapfre na Favela, com o objetivo de oferecer soluções de microsseguros acessíveis e adequadas às necessidades dos micro e pequenos empreendedores (MPE) que residem em favelas. A ação também visa reforçar o compromisso da companhia com a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.
Com foco no potencial e nas demandas sociais dos MPE das comunidades brasileiras, o Mapfre na Favela apresenta três produtos criados a partir de um estudo das necessidades e desafios dos empreendedores locais realizado em dois momentos. O primeiro piloto foi realizado no distrito de Parelheiros, extremo sul da capital paulista.
“Muitos pequenos empreendedores pensam: ‘seguro não é para mim’. A Mapfre quer mudar essa percepção e disponibilizar microsseguros acessíveis para aqueles que necessitam de proteção, com soluções que se ajustam ao orçamento desse público, proporcionando mais segurança para seus negócios”, afirma o CEO da Mapfre no Brasil, Felipe Nascimento.
Agora, em nova fase, o projeto está presente em Paraisópolis, considerada a segunda maior comunidade de São Paulo, onde vivem mais de 100 mil pessoas. Com o apoio do G10 Favelas, um coletivo de líderes e empreendedores de impacto social dedicado a promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, o projeto busca combater a pobreza e a exclusão social.
Soluções oferecidas
Os microsseguros disponibilizados têm como objetivo a proteção do empreendedor da favela por meio de três soluções:
- Mapfre Minha Vida: Seguro que, além da assistência funerária, oferece descontos em consultas médicas, exames e medicamentos.
- Mapfre Meu Trampo: Seguro empresarial que aceita CPF, tornando-o acessível aos empreendedores informais, e protege o estabelecimento comercial dos riscos relacionados a incêndios, além de contar com assistências emergenciais.
- Mapfre Meu Bem Protegido: Seguro de garantia de bens usados, que protege os instrumentos essenciais de trabalho do empreendedor que vive e tem seu negócio em uma favela.
Os seguros possuem valores que variam entre R$ 27,90 e R$ 197,90 anuais, com pagamento único via cartão de crédito. Neste momento, os seguros serão comercializados por meio de um modelo de autocontratação digital.
Parceria com G10 Favelas
O projeto estabeleceu uma parceria com o G10 Favelas visando ganhar escala e difundir a iniciativa. A parceria ampliou o acesso do projeto a uma rede ampla e diversificada de líderes comunitários, facilitando a implementação e a disseminação dos serviços de seguro oferecidos pela Mapfre.
“O projeto Mapfre na Favela representa um marco na inclusão financeira e proteção social dos empreendedores das favelas. Com a oferta de microsseguros acessíveis, estamos proporcionando uma rede de segurança para aqueles que trabalham duro para melhorar suas vidas e suas comunidades. Esta iniciativa é um grande passo para a inclusão financeira e a proteção dos sonhos de muitos empreendedores de favelas”, destaca Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas.
A parceria também fortalece o compromisso do projeto com o envolvimento da comunidade, ao garantir que as iniciativas sejam desenvolvidas de forma participativa e alinhadas com as necessidades e demandas locais. O Pavilhão do G10 terá totens de autocontratação dos produtos do Mapfre na Favela.
A diretora de sustentabilidade da Mapfre, Fátima Lima, explica que o projeto é um desdobramento do pilar social da estratégia de sustentabilidade da companhia no país e espera que ele contribua para o fortalecimento do empreendedorismo, gerando renda e autonomia em comunidades vulneráveis.
Imagens: Divulgação