Uma das maiores companhias globais de fabricação de televisores, eletrodomésticos e ar-condicionado, a Hisense lançou oficialmente a fabricação nacional de duas categorias de seu portfólio. Com um escritório no Brasil desde 2020, a gigante chinesa mira o mercado latino-americano, posicionando-se estrategicamente no País.
“O Brasil é o segundo maior mercado das Américas, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Essa é a importância para nós”, disse Matjaz Cokan, vice-presidente da Hisense no Brasil.
O lançamento oficial da operação nacional ocorreu na noite de terça-feira, 28, no Teatro B32, no Itaim Bibi, zona sul da capital, e contou com a presença da diretoria global da empresa, dos representantes dos escritórios espalhados pela América Latina e também de varejistas locais e da imprensa especializada. A jornalista esportiva, Renata Fan, conduziu a cerimônia.
Segundo Cokan, a empresa caminhará passo a passo. “A nossa estratégia é estabelecer a nossa plataforma de negócios, termos a logística da operação. Esse é o foco no momento”, comentou. A fábrica está em funcionamento em Manaus, no Amazonas. O executivo não detalhou o valor investido nem o volume da produção.
A companhia atua em diversos segmentos com tecnologia de ponta. Todos os produtos apresentados, com foco na linha premium, podem ser integrados e conectados pelo aplicativo da marca chamado Vidaà. A fabricação é voltada para o conceito de casas inteligentes. No entanto, há produtos de linha popular, como a branca para cozinha, ainda sem data para iniciar a fabricação no Brasil. “Por questão de complexidade, a gente não consegue começar com tudo ao mesmo tempo”, ressaltou Cokan.
Os produtos disponíveis no País já são revendidos pelos principais varejistas com o seu próprio e-commerce e nos marketplaces. A exposição da linha no ponto de venda físico está prevista para começar no final de junho. Diferentemente de outras fabricantes locais, a Hisense não tem planos de operar a venda no varejo e reforçou a importância da parceria com o varejo brasileiro.
Ecossistema
Com 55 anos de fundação, a companhia nasceu como “Qingdao”, nome da cidade chinesa onde fica a sede, e foi rebatizada como Hisense em 1993. Hoje, possui 64 empresas e escritórios no mundo todo.
Ao longo de sua trajetória, incorporou marcas importantes ao grupo. No Brasil, opera com três delas: Hisense, como marca principal, Gorenge, especializada em linha branca, e a Toshiba, completamente incorporada em 2018 e que continua a produzir televisores.
O ecossistema da companhia é composto pelas marcas: Hitachi, Viddà, York, Kelon, Asko, Ronshen, Sanden, além das já mencionadas Gorenge e Toshiba.
TVs e futebol
Além dos produtos para o lar, a Hisense fabrica equipamentos médicos e de controle de tráfego urbano. O carro-chefe, porém, são os televisores, com telas gigantes, cuja resolução de imagem e som possui qualidade de cinema.
Para se conectar com os consumidores, a empresa adotou como estratégia de marketing a aproximação por meio do esporte, principalmente, do futebol, tornando-se patrocinadora oficial da Eurocopa. No Brasil, toda comunicação será feita com o uso de imagem do campeonato e dos embaixadores da marca, explicou Thaís Nogueira, diretora de Marketing da Hisense.
A escolha foi intencional. Segundo Andre Quadra, head de Brand das Américas, o esporte congrega valores emocionais e todos podem se sentir vencedores. “E não há lugar melhor para ver esporte como em tela grande, com qualidade de cinema”, disse.
A campanha de lançamento dos produtos nacionais se chama “Prepara-se para o futuro”.
Imagens: MERCADO&CONSUMO