Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos nas contas podem, agora, ir a uma agência dos Correios para tentar resolver o problema. O serviço foi criado para quem tem dificuldade com canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
Cerca de 5 mil agências de todo o País passaram a atender os beneficiários nesta sexta, dia 30. O início do atendimento presencial mobilizou autoridades do governo federal, que acompanharam de perto o funcionamento do serviço em diferentes Estados. Mais de 40 mil pessoas haviam sido atendidas pelos Correios em todo o Brasil até o início da tarde,
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, esteve na Agência Central em Recife (PE) e acompanhou o primeiro aposentado a fazer a consulta no estado. Em Pernambuco, 146 agências dos Correios já estão habilitadas para acolher os beneficiários. A expectativa é de que até a próxima semana todas as 184 cidades do Estado estejam com atendimento disponível. “Apesar do número grande de aposentados, não houve tumulto. O atendimento está rápido”, disse.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, começou o dia na agência Cidade São Paulo (SP), onde concedeu uma coletiva para a imprensa. “Essa etapa é fundamental porque queremos alcançar justamente quem mais precisa: pessoas que não conseguiram resolver pelo aplicativo ou pelo telefone 135. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora. Por isso, a parceria com os Correios é estratégica.”
Quem deve procurar esse atendimento?
Os canais preferenciais para o atendimento para quem teve descontos indevidos no benefício do INSS continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios. O atendimento presencial nos Correios é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet.
O atendimento é gratuito e feito por equipes treinadas. Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
O segurado deve apresentar um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta).
O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.
Prazo para atendimento presencial
O atendimento presencial nos Correios para aposentados e pensionistas do INSS vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. A empresa alerta que ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas:
- Pelo aplicativo Meu INSS;
- Pelo site do INSS;
- Pela Central 135;
- E, agora, presencialmente, nas agências dos Correios.
O que dá para fazer nos Correios?
- Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar se algum desconto foi autorizado;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
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