Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A confiança no Brasil

Redação de Redação
30 de junho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

No três primeiros anos desta década, no período de 2011 a 2013, o Investimento Direto Externo Líquido (IED) no Brasil, uma importante medida da confiança que o país desperta no mercado internacional,  foi de US$ 196 bilhões com um crescimento de quase 50% quando comparado com toda a década de 90.

Nessa década, o total do IED  foi de US$ 131 bilhões, muito inferior ao observado na década seguinte que chegou a US$ 255,3 bilhões, baseando-se nos dados da Unctad – a organização Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento que acompanha e divulga dados sobre o fluxo de investimento externo direto em diversos países.

Apesar do Brasil ter ocupado a 5a posição no ranking do IED, em 2013, com US$ 64 bilhões, houve uma queda de 2% em relação a 2012, quando havia alcançado US $ 65,3 bilhões.

Pelos dados recém divulgados de 2013, a América Latina como um todo teve um aumento consolidado de 6% apesar de uma queda de 6% na América do Sul, fortemente influenciada pela queda no Brasil.

A análise dessas informações reforça a percepção de quanto o Brasil se beneficiou durante a década passada das dificuldades vividas pelas economias mais maduras e desenvolvidas, com os problemas financeiros advindos da crise norte-americana, que redirecionou o fluxo de investimentos diretos para economia emergentes, fazendo com que, no período 2001-2010, o IED do Brasil tivesse um crescimento de perto de 95 %, associado ao fato de que o próprio desenvolvimento brasileiro, em especial pela expansão do consumo, atraiu o interesse econômico global.

Mas também é importante considerar que em 2013 tivemos uma inversão desse processo com a primeira queda depois de três anos seguidos de crescimento constante sinalizando dois aspectos: o primeiro que a recuperação econômica mundial, em especial nos Estados Unidos e Europa, que começa a redirecionar o fluxo de investimentos e, em segundo lugar, o baixo crescimento econômico brasileiro também começa a afastar o interesse por novos e maiores investimentos na região.

Não se pode negar a mudança do humor no mercado global com o Brasil retratada de uma forma exponenciada nas capas da revista The Economist em 2009 e 2013, na primeira alardeando a decolagem do país e na outra sinalizando o descontrole que estaria vivendo a economia, que de alguma forma refletem a visão externa e a confiança gerada pelo país na captação de interesse e investimentos.

E nada parece indicar que teremos em 2014 uma mudança significativa nesse indicador. Ao contrário. As revisões sucessivas feitas pelo Banco Central e os agentes econômicos sobre o comportamento do PIB neste e, por contaminação direta, no próximo ano deverão reforçar o sentimento de que o cenário próximo futuro sinaliza preocupações e, consequentemente, redução do Investimento Externo Direto no país.

Mais um ponto para suscitar reflexões em quem tem a responsabilidade de pensar o futuro.

 

Por Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

O futuro chega a cada dia

Próxima Postagem

Varejo: o motor da economia brasileira

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Próxima Postagem

Varejo: o motor da economia brasileira

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.