Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Suas decisões estão realmente focadas na experiência do seu cliente?

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
30 de junho de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Fabiana Mendes*

Produto. Preço. Promoção. Praça. Velhos conhecidos de todo profissional de marketing, negócios e áreas afins. Incluir um “quinto P”, aqui de Pessoas, poderia, à primeira vista, não trazer muitas novidades.

Dia destes, folheando despretenciosamente um livro, uma parte me pegou em cheio: “O Design Thinking é sobre pessoas. Sobre compreender e trazer à tona o que as coisas significam para elas e projetar melhores ofertas com este significado em mente. É sobre endereçar problemas complicados com um olhar profundamente contagiado pela perspectiva de quem enfrenta estes problemas todos os dias.


Leia também:

>>ESPECIALISTA EM EXPERIÊNCIA DE CLIENTES PALESTRA NO LATAM RETAIL SHOW
>>CEO DE MARCA DE CEREAIS PERSONALIZADOS COMPARTILHA SEU CASE

Para o design, o Design Thinking representa a segunda maior reviravolta de sua história. Para o marketing, o elo perdido da equação da relevância. O quinto ‘P’: Pessoas”.

As cortinas se abrem.

Poderíamos facilmente substituir as frases acima. Não apenas Design Thinking, mas marca é sobre pessoas. Engajamento é sobre pessoas. Confiança é sobre pessoas. Negócios são sobre pessoas.

O espetáculo pode ser visto quando se compreende e traz à tona o que as estas coisas significam para estas pessoas, projetando as melhores experiências com este significado em mente.

As pessoas são o elo perdido na equação da relevância, não mais apenas no marketing, mas na existência e sobrevivência dos negócios e empresas.

Perdi a conta de quantas vezes ouvi a palavra “experiência“, no contexto dos negócios, só no último ano. De eventos nacionais e internacionais a palestras com grandes especialistas nos mais variados segmentos, ouvindo as dores de pequenos, médios e grandes clientes. Nenhuma empresa está buscando outra coisa senão se conectar verdadeiramente com seus clientes, oferecendo a eles uma experimentação cheia de significados.  Cada qual à sua maneira, estão todas em busca deste propósito que as guiará em direção ao seu cliente.

Clientes-fãs, espaços de convivência, interesses compartilhados, causas defendidas, oportunidade de aprendizado, inclusão social, igualdade de gêneros, social hub, propósito, colaboração, conexão. Uma mini nuvem de palavras para a Era da Experiência 5.0. Tudo sobre pessoas e suas relações.

O “P” de pessoas está mudando significativamente e imprimindo aos negócios novas exigências. Da origem da matéria prima e formas de produção utilizadas, ao design do espaço e proposta do ponto de venda, não existem mais segredos ao longo cadeia. Há uma exigência feroz de linearidade de propósito que envolve cada um destes aspectos. Não cola mais um conceito bacana e um posicionamento moderno com sub emprego, ou um um discurso de sustentabilidade e o uso desenfreado de agrotóxicos, para exagerar. Mas ainda existem pegadinhas muito mais sutis. Esta Era, da imagem apenas, chegou ao fim. Experiência consistente, embarcada em significado é o marco de sustentação atual.

E por falar em pegadinhas sutis, neste contexto da experiência consistente ainda tem uma parte que me pega muito forte: o “P” de pessoas que estão atendendo e recebendo os nossos clientes no ponto de venda.

Investimentos de 9 dígitos em marketing, design e produtos, outros tantos em pesquisa e tecnologia. Fim das barreiras de produção e comunicação e continuamos a ser atendidos por equipes que mal conhecem seus próprios propósitos. Lamentavelmente estão ainda despreparadas, sem poder de encantamento e desinteressadas. Conhecem pouco seus clientes, os produtos e a história da empresa. Seu papel seria exatamente fechar o ciclo dos investimentos e, proporcionando o gran finale, materializar tudo aquilo para o que trabalhamos: fazer com que o consumidor ame seu produto, queira seu produto e o leve consigo. O final da experiência memorável está nas pessoas, em todas aquelas que se conectam na hora da verdade no ponto de venda.

Fica o convite para uma reflexão: relacionadas às suas equipes, quais decisões você anda tomando em seu negócio estão realmente focadas na experiência do seu cliente?

 

Postagem anterior

Os 8 varejistas que fazem a melhor comunicação de marketing do mundo

Próxima Postagem

LATAM Retail Show recebe Ronald van der Mark

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

LATAM Retail Show recebe Ronald van der Mark

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.