Visando aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança técnica, a Nestlé criou o programa Empoderadas, uma iniciativa de aceleração de carreiras femininas. O objetivo é impulsionar o avanço das mulheres em posições de liderança sênior, permitindo sua atuação em fábricas, setores de engenharia, qualidade e outros que promovem a manufatura na empresa.
A iniciativa já impactou cerca de 50 mulheres, alcançando uma taxa de retenção de talentos de 90%, além de 75% de adesão ao plano de desenvolvimento. Dessas, 65% tiveram movimentação em suas carreiras dentro da empresa desde 2021.
Em sua terceira edição, o programa, que tem como foco o autoconhecimento, empoderamento e liderança, tem a duração de nove meses. Ele conta com uma consultoria que revisa os planos de carreira, por meio de sessões que auxiliam no mapeamento de pontos fortes com base no teste CliftonStrengths.
Além disso, a iniciativa também oferece workshops, fóruns de desenvolvimento, encontros com mulheres inspiradoras e outras participantes do programa para a troca de experiências, bem como conversas com áreas de negócios e mentoria.
“A Nestlé segue investindo em iniciativas de desenvolvimento, pois entende que só assim conseguirá transformar o cenário de forma genuína e perene, bem como mudar os números que representam hoje a participação feminina no mercado de trabalho”, afirma Marcia Bertolini, responsável pelo Programa Empoderadas.
Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Shutterstock