O Ministério da Agricultura defendeu a redução das barreiras comerciais nas Américas para exportação de produtos agropecuários. O pleito do governo brasileiro foi apresentado durante a 44ª Reunião Ordinária do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na Costa Rica, informou a pasta em nota. “O comércio entre nossos países ainda está muito aquém do seu potencial. Precisamos reduzir barreiras e restrições para aproveitarmos ao máximo nossas capacidades”, disse o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, durante participação no evento.
Perosa destacou ainda, segundo o Ministério, que as prioridades do Brasil no G20 são focadas em práticas sustentáveis, inovação tecnológica e parcerias internacionais que “assegurem a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da região”. O IICA é uma organização internacional formada pelos 34 países membros das Américas, voltada à cooperação na agricultura da região.
Durante a reunião do IICA, os países americanos discutiram também uma proposta de criação do Fundo Hemisférico para a Resiliência e a Sustentabilidade da Agricultura das Américas.
Após a reunião do IICA, a comitiva do Mapa viajou para a Guatemala, onde se reuniu com a vice-ministra de Sanidade Agropecuária, Marissa Eugenia Montepeque. Durante a conversa, a parte brasileira ressaltou o interesse do Brasil em abrir o mercado guatemalteco para carne de aves, material genético avícola, ovos, pele suína desidratada, produtos lácteos e pescados. O encontro também contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Divulgação