Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

As dificuldades da logística no e-commerce é tema de painel do LATAM Retail Show

Redação de Redação
30 de agosto de 2018
no Eventos, Latam Retail Show
Tempo de leitura: 3 minutos

Jae Lee, CEO do Grupo Ornatus; Roberto Soares, diretor Comercial da Pier 8 Logística para E-commerce; Nelson Duarte, head of Digital Retail and Logistics da Stefanini e Sidney Nakao Sato, Supply Chain director da Under Armour participaram de painel sobre os desafios da logística no e-commerce durante o LATAM Retail Show. A apresentação contou com a curadoria de Sandra Hayashida, sócia-diretora da GS&Digital.

Sandra abriu a conversa contando trazendo um panorama da evolução do varejo, do canal único até o omnichannel. “No momento atual, sem dúvida o maior desafio é a logística. É a queixa mais frequente dos varejistas”, disse.

Duarte falou sobre o cenário atual do mundo, com a população vivendo principalmente nas cidades, com recursos suficientes para 4 bilhões de pessoas, sendo que a população mundial é de 9 bilhões. Neste quadro, as tecnologias vêm evoluindo. Até 2020, cerca de 85% das interações com as empresas acontecerão de forma digital.

O executivo trouxe os principais desafios do varejo atual, como estradas ruins, grande crescimento do roubo de carga, falta de mão de obra especializada e as mudanças da tecnologia. “Das 188 maiores empresas em 2016, somente 60 são as mesmas de 1955. As demais não sobreviveram. Isso demonstra que as coisas estão mudando muito rápido e não é de hoje”, falou.

Ele também comentou a necessidade de trazer inovações com qualidade. “Uma coisa tem que ser boa não por ser nova, mas por ser boa de fato”, afirmou.

Lee falou sobre o “tsunami atual”, que é sua maior preocupação, o chamado mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). “Neste momento, com tantas mudanças, marcas grandes e conceituadas como a Nokia são destruídas da noite para o dia”, disse. Ele comparou a sua chegada ao Brasil com a sensação que tem hoje. “Sou imigrante, vim da Coreia do Sul. Me sinto um imigrante neste novo mundo em que vivemos”.

O empresário também falou sobre os millenials e a Geração Z. Os millenials são engajados, preocupados com o planeta, preferem ser do ter, são conectados. “Eles já representam mais de 50% da minha base de clientes. A Geração Z representará 40% dos consumidores em 2020”.

Ele falou sobre a mudança dos shoppings. “Visitei um em Atlanta, nos Estados Unidos. É basicamente um centro de entretenimento. As pessoas podem até morar nos prédios localizados em volta”, contou.

No entanto, para o empresário, no fim, as coisas não mudaram tanto assim. “No fim do dia, o varejo continua sendo o pretinho básico. Basta colocar o cliente no centro”, concluiu.

Soares explicou que a empresa se define como uma “boutique de logística, porque adaptam a logística a cada tipo de negócio. Atendemos empresas de grande até pequeno porte”, explicou. Ele acredita que as coisas mudaram, mas o cliente continua comprando. “Se a pessoa comprou o seu produto e você prometeu entregar em 15 ou 20 dias, o mínimo que você tem que fazer é cumprir o prazo. E muitas empresas têm problemas com isso”, resumiu.

Ele falou sobre os problemas que as empresas enfrentam com os correios, que não entregam no prazo. “É preciso dividir. Às vezes uma companhia logística opera melhor no interior, outra na capital”, exemplificou.

A logística é decisiva. “Antes havia o funcionário de transporte, que se virava para entregar do ponto A ao B. Se você ainda tem essa pessoa, está perdendo tempo. Tem que ter um expert em logística, que participe das decisões”, falou.

Sato falou um pouco sobre a companhia, que nasceu e teve um grande crescimento no começo, mas passou por dificuldades. Está no Brasil há 5 anos. “No começo as pessoas nem conheciam a Under Armour. Eu tinha até que soletrar o nome”, contou.

“Nascemos numa geração mais millenial, mais nova. Para entrar na empresa tem que se sentir engajado, gostar da empresa. Além disso, tem que ser resiliente, porque as mudanças acontecem o tempo todo. É dada liberdade para os colaboradores e eles têm poder de decisão, com responsabilidades”, falou Sato.

Para o executivo, muitas coisas na empresa tiveram que ser adaptadas, porque são diferentes das expectativas. “Acreditávamos que o know how do varejo valeria para o e-commerce, mas as operações são completamente diferentes. A demanda não é previsível como achávamos, ela depende de outros fatores. A troca não é focada em defeitos. Às vezes o cliente não gostou do tamanho e quer trocar, sendo 400% maior do que no wholesale”, explicou.

(Foto: Davi Camargo/ Terassan Fotografia​)

 

Postagem anterior

Eficiência operacional e aumento de produtividade são debatidos no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Mais de 50% das entregas será feita em 2 dias até 2019, diz CEO do Magazine Luiza

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
NRA Show 2025: Inovação, tecnologia e sabores globais vão agitar Chicago
Foodservice

NRA Show 2025: Inovação, tecnologia e sabores globais vão agitar Chicago

7 de maio de 2025
gamescom
Eventos

Gamescom latam reúne 245 marcas e atrai empresas de fora do setor de games

1 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mais de 50% das entregas será feita em 2 dias até 2019, diz CEO do Magazine Luiza

Mais de 50% das entregas será feita em 2 dias até 2019, diz CEO do Magazine Luiza

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.