A rede varejista Assaí Atacadista, buscando aprimorar desde a experiência do cliente até sua expansão nacional, adotou estratégias com a aplicação de inteligência de dados em suas tomadas de decisão. Atualmente, a rede Assaí conta com mais de 30 milhões de clientes e opera em mais de 270 lojas pelo Brasil.
Com a utilização da inteligência de dados, a empresa consegue identificar soluções estratégicas, além de impulsionar o desenvolvimento dos negócios da marca. Esses dados consistentes também respaldam decisões em diversas áreas da empresa e contribuem diretamente para a otimização dos processos e fluxos.
“Desde 2017, quando adotamos o BI como um padrão na companhia, tivemos muitos retornos positivos, o que engloba desde insights no atendimento ao cliente até a otimização da produtividade das equipes”, afirma Rodrigo Callisperis, diretor de TI do Assaí.
“Ou seja, com o cruzamento de dados e a leitura analítica dessas informações, conseguimos prever quais são as condições mais apropriadas para ações e contato com o consumidor, além de também compreendermos as melhores estratégias de ações promocionais e suas ferramentas, como no caso da campanhas de aniversário realizadas anualmente.”
O aplicativo da marca também recebe esse suporte e, após o lançamento da tecnologia, alcançou a marca de 1,2 milhões de usuários em 2 meses, chegando a um total de 8,2 milhões de usuários, um aumento de 17%.
“O aplicativo se tornou uma ferramenta crucial para entender os hábitos de consumo dos clientes e aprimorar a experiência de compra, unindo o mundo físico com o online. As campanhas exclusivas e segmentadas no aplicativo reforçam a estratégia Phygital da companhia, gerando fidelização e recorrência de compra”, afirma.
O diretor de TI acrescenta que, além da assertividade nas tomadas de decisão “a partir dos dados coletados”, através de indicadores BI, a marca também expandiu o seu conhecimento, o que proporcionou uma melhor experiência de compra aos clientes.
Com informações de Mercado&Tech.
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