Está chegando o Dia das Crianças, uma das datas mais importantes para o setor comercial, e os e-commerces estão se movimentando para atrair clientes. A expectativa é de faturamento alto em 2020, assim como em 2019, quando o setor chegou ao montante de R$ 3 bilhões, como mostra uma pesquisa feita pela Social Miner em parceria com a Opinion Box.
Se depender dos 62% que responderam que querem comemorar a data, sendo 40% deles presenteando, a tendência de crescimento nas vendas dos comércios eletrônicos – registrada no ano passado e em datas comemorativas deste ano – deve se consolidar.
Entre os pesquisados, 48% pretendem presentear os sobrinhos, 42% os filhos e 7% vão aproveitar para comprar presentes para si mesmo – ponto de atenção aos comerciantes, que podem aproveitar para fazer promoções de produtos para adultos também.
Quase 60% já começaram a pesquisar preços
Dentre os consumidores das classes A e B, 57% pretendem ir às compras, enquanto entre as classes C, D e E o número cai para 37%. E, falando em ir às compras, 58% dos que vão presentear alguém já começaram a pesquisar itens em oferta.
Segundo Ricardo Rodrigues, CEO da Social Miner, o ideal é antecipar e estender as ofertas, aproveitando o aumento no tráfego para cadastrar novos potenciais clientes e já ir aquecendo a base com condições especiais. Assim, na reta final, o varejista pode apresentar vantagens como descontos no frete ou entrega expressa, para conquistar os consumidores mais atrasados e garantir boas vendas durante todo o período.
Entre as categorias que devem ser as mais procuradas, estão: Brinquedos, com 77% das intenções de compra; Jogos, com 35%; Moda e Acessórios, com 29%; e Eletrônicos, com 25%.
Dentro desses setores, os itens que devem ser os queridinhos dos que vão presentear, são: brinquedos, preferência de 58% dos respondentes; roupas, 35%; e bonecas ou bonecos, 30% (confira abaixo):
Mais de metade vai gastar de R$ 50 a R$ 100
A pesquisa mostra, ainda, que 51% dos consumidores pretendem gastar de R$ 50 a R$ 200 em presentes. Quanto à forma de pagamento, 62% devem usar cartão de crédito para parcelar as compras, 40% cartão de débito para comprar à vista, e 38% querem comprar no dinheiro.
Além disso, neste Dia das Crianças, 42% dos consumidores vão preferir comprar online e receber em casa, e 22% pretendem ter uma experiência híbrida, transitando pela loja física e online antes de efetuar a compra.
Entre aqueles que pretendem celebrar a data, mas não indicaram a pretensão de comprar presentes ou serviços de lazer, 42% tomaram esta decisão porque precisam economizar. No entanto, 62% disseram que, se encontrarem preços baixos, podem mudar de ideia e consumir; 32% podem até comprar se o frete compensar; e 30% se considerarem o prazo de frente interessante.
Para o CEO da Social Miner, Ricardo Rodrigues, diante dessa possibilidade de mudança de opinião dos potenciais consumidores, e para incentivar as compras num geral, cabe ao comércio criar campanhas que atendam às necessidades dos clientes.
“Para se dar bem e otimizar suas estratégias, é essencial entender quem é o público do evento e o que ele espera das marcas”, afirma.
* Imagem: Reprodução