Os robôs de entrega autônomos do Grupo Alibaba alcançaram um marco nesta semana: um ano após seu lançamento, eles já entregaram 1 milhão de pacotes na China. Apenas 200 robôs do Alibaba transportaram pacotes para mais de 200 mil consumidores em 52 cidades em 22 províncias chinesas, disse o braço de pesquisa global do Alibaba, DAMO Academy, em um comunicado à imprensa.
Cada robô, apelidado de Xiaomanlv, pode carregar cerca de 50 pacotes por vez e cobrir 100 quilômetros com uma única carga, entregando cerca de 500 caixas por dia. Nos próximos três anos, o Alibaba espera expandir a frota de 200 para 10 mil robôs, o que equivale a lidar com uma média de 1 milhão de pacotes por dia.
Wang Gang, chefe do Laboratório de Condução Autônoma da DAMO Academy, disse que a tecnologia avançada de direção autônoma está cada vez mais se tornando parte da vida diária das pessoas. “O Xiaomanlv alcançar mais de 1 milhão de pedidos de entrega é apenas o começo”, disse Wang. “É a base para o futuro desenvolvimento e aplicação de nossa tecnologia de direção autônoma.”
Desafios da última milha
A exploração da tecnologia de direção autônoma do Alibaba remonta a 2015, quando a gigante do e-commerce buscou enfrentar os desafios de entrega de última milha à medida que as compras online cresciam em popularidade. No ano passado, os robôs do Alibaba começaram a ser pilotados em campi universitários e comunidades da China.
“Um avanço importante é a nossa capacidade de usar algoritmos avançados para conseguir uma implantação em massa de baixo custo de nossos veículos autônomos em comunidades e campi”, acrescentou Wang.
Segundo ele, os custos gerais de produção e operação dos robôs do Alibaba equivale a um terço da média da indústria. A competitividade de preço vem dos custos de hardware mais baixos, porque os robôs operam com base em algoritmos treinados em vez de sensores de alta definição que são usados pela maioria dos carros autônomos. O Alibaba usa uma solução proprietária de fusão multissensor e a AutoDrive, sua plataforma de aprendizado de máquina, para alimentar o Xiaomanlv.
Sem intervenção humana
O Alibaba treinou o algoritmo da Xiaomanlv em sua plataforma de teste orientada para computação em nuvem, que simula mais de 10 mil cenários possíveis, como situações climáticas extremas e pouca visibilidade à noite.
Os robôs do Alibaba normalmente encontram mais de 40 milhões de obstáculos por dia, mas pode navegar em seu caminho mais de 99,9% do tempo sem intervenção humana, de acordo com a DAMO Academy.
Wang revelou que a mesma estrutura técnica agora está sendo usada para projetar caminhões de entrega autônomos, em colaboração com o braço de logística da Alibaba, a Cainiao Network.
“Esses robôs maiores serão capazes de entregar mercadorias em uma velocidade mais rápida e por distâncias maiores. É provável que apareçam nas vias públicas dentro de três anos”, disse Wang.
Imagens: Divulgação