Burger King adota totens sustentáveis de autoatendimento

Fase inicial de implantação prevê cerca de 350 equipamentos feitos com material reciclado

A Zamp, máster franqueada Burger King e Popeyes no Brasil, está implementando totens sustentáveis nos restaurantes Burger King no País. A fase inicial de implantação prevê cerca de 350 totens. Mais de 70 mil garrafas pet utilizadas foram usadas na fabricação dos equipamentos.

A implementação dos totens está alinhada ao compromisso de ESG assumido em 2021 pela Zamp. A empresa se prontificou a garantir que 100% dos novos equipamentos ou substituições utilizem tecnologias ecologicamente eficientes.

A linha de autoatendimento sustentável que está sendo implantada no Burger King é chamada de Ecokiosk e é a primeira do tipo instalada em uma rede de fast food nacional com presença global. Todos os novos restaurantes ou substituições em lojas reformadas daqui para frente irão oferecer o novo modelo dos totens Ecokiosk. A expectativa é que os totens tradicionais de lojas Burger King e Popeyes que já estão abertas possam receber um retrofit para se tornarem sustentáveis nos próximos anos.

Produzidos pela empresa parceira Videosoft, o totem ecofriendly recebeu certificações de sustentabilidade como o Selo Verde, do ICMBio, a certificação do Pacto Global da ONU e o certificado MOSS de redução de CO². A Videosoft é responsável pelos totens dos restaurantes Burger King e Popeyes desde o início da implantação, em 2017.

“Estamos evoluindo na transformação digital das nossas lojas e isso é muito importante e estratégico. Mas, todos os nossos movimentos precisam ser planejados e pensados considerando a sustentabilidade de longo prazo das nossas ações. A instalação de totens sustentáveis é uma dessas iniciativas em tecnologia, por meio da qual também queremos minimizar nosso impacto ao meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono e outros gases poluentes com a fabricação do equipamento. É a tecnologia aliada à sustentabilidade”, ressalta Fabio Alves, vice-presidente de desenvolvimento da Zamp.

95% de redução de aço

Cada tótem tem um QR Code por meio do qual é possível saber mais sobre a iniciativa. Os equipamentos são feitos de um composto de materiais reciclados, validados por laboratório credenciado pelo Inmetro, onde foram testados resistência, durabilidade, inflamabilidade e deformação com as diferenças de temperatura.

Além disso, a fabricação de um totem sustentável tem 95% de redução de aço em relação ao totem tradicional. Atualmente, esse tipo de equipamento é utilizado em grandes varejistas, em setores como moda e educação. Chega, agora, ao foodservice por meio do Burger King.

A linha EcoKiosk foi desenvolvida com o propósito de diminuir o impacto ao meio ambiente e ajudar na preservação dos recursos naturais, sem perder o foco na agilidade do atendimento.

“Nosso propósito sempre foi oferecer ferramentas inovadoras, que facilitem a rotina de milhares de pessoas, olhando para frente, para o futuro, inclusive do planeta”, fala o CEO da Videosoft, Israel Martins Saito. “Em todo o processo de fabricação do Ecokiosk, conseguimos reduzir a emissão de CO₂ e diminuir a energia aplicada em um percentual de 35% a 50%, sem falar na destinação correta dos resíduos no fim do ciclo, priorizando a utilização de materiais reaproveitáveis”, explica Saito.

Imagem: Divulgação

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