A Vtex, plataforma de comércio composable para grandes empresas, anuncia ao mercado o lançamento do Vtex Ad Network, a sua vertical de retail media. Seguindo a tendência fortíssima do marketing digital, a empresa destaca que o serviço permitirá aos varejistas monetizar espaços publicitários em todos os seus canais de vendas de maneira fácil e eficiente.
“O Vtex Ad Network surge para atender a crescente demanda por estratégias de marketing digital mais personalizadas e eficazes. Além de permitir que o varejista monetize um espaço que ele já tem hoje em seu canal online, ainda traz para o consumidor uma nova oportunidade de encontrar o produto que busca de uma maneira fácil, dentro do seu contexto de compra”, explica Rafaela Rezende, presidente da Vtex no Brasil.
Ainda segundo a executiva, os varejistas poderão oferecer aos compradores uma experiência de descoberta de produtos aprimorada e personalizada. A ferramenta se destaca por sua capacidade de integrar publicidade diretamente nas páginas de produtos e categorias, criando oportunidades de monetização em pontos estratégicos da jornada de compra. “A relação é de ganha-ganha. Ganha o consumidor, que passa a ser impactado por anúncios do seu interesse de compra; o fabricante, que investe em mídia com mais assertividade; e o anunciante , que tem na Vtex o facilitador dessa negociação, unindo toda a cadeia”, esclarece.
Com resultados positivos e um aumento visível nas receitas provenientes de seus investimentos, não é de se espantar que o segmento esteja se consolidando como prioridade na estratégia de marketing das empresas. O mercado global considera o retail media a terceira onda da publicidade digital com uma expectativa de gastos que ultrapassam os US$ 168 bilhões até 2027.
Já no Brasil, um estudo divulgado pelo IAB Brasil, entidade que reúne anunciantes, agências e empresas de tecnologia, elaborado em parceria com a Kantar Ibope Media, revelou que o segmento recebeu R$ 2,6 bilhões em investimentos no ano passado.
“Estamos oferecendo uma solução que não só aumenta a receita dos nossos clientes, mas também melhora a experiência do consumidor ao apresentar anúncios relevantes de forma não intrusiva”, afirma João Werner, general manager do Vtex Ad Network.
Na prática, o investimento em retail media é um aliado poderoso para as marcas na medida em que impulsiona o tráfego e converte leads em vendas. Werner, no entanto, alerta para os altos investimentos e a importância de estabelecer parcerias confiáveis. “É crucial para as empresas contar com parceiros de confiança que possam garantir um retorno consistente e transparente, maximizando o valor do investimento e minimizando riscos”, ressalta o executivo.
Segundo a Vtex, a companhia conta com 12 lojas ativas, que geram cerca de 100 milhões de impressões em produtos patrocinados. Isso se traduz em um volume de vendas de aproximadamente R$ 6 milhões, com retorno sobre o investimento quatro vezes maior para os anunciantes, também de acordo com a Vtex.
Atualmente, grandes varejistas de diversos segmentos, como Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo), Decathlon, Zona Sul, Bistek e Savegnago, utilizam a solução do Vtex Ad Network. Entre as empresas anunciantes destacam-se grandes marcas como Kenvue, P&G, Kimberly Clark, Heineken, Ambev, Essity, SC Johnson e Nivea.
Para Renato Marolla, coordenador de E-commerce na SC Johnson, a ferramenta do Vtex Ad Network foi o diferencial para atingir as metas. “A ferramenta do Vtex Ad Network nos permitiu ter um desempenho acima da média do mercado, tanto nos KPIs de ROI e ROAS e isso nos faz continuar investindo nessa solução,” compartilha Marolla.
Interface intuitiva
A interface do Vtex Ad Network foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a criação e o gerenciamento de campanhas publicitárias. A plataforma integrada ao novo produto permite personalizar anúncios com base no comportamento e nas preferências dos consumidores e otimizar o retorno sobre o investimento em mídia. Além disso, a solução se integra a outros sistemas existentes de e-commerce para assegurar implementação rápida e consolidar o inventário dos varejistas.
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