O avanço da digitalização dos processos de vendas no mercado B2B tem gerado desafios e oportunidades para os vendedores, lojistas e pequenos varejistas de modo geral, como omnicanalidade, otimização no recebimento de mercadorias, agilidade na entrega e, principalmente, a personalização da experiência. Pensando nisso, a Mondelez digitalizou o processo de vendas, estratégia que ajudou a empresa a alcançar o crescimento no canal B2B, fortalecendo o relacionamento com os pontos de venda e utilizando inovações tecnológicas para atender as exigências do setor de forma inteligente e estratégica.
Responsável pela implementação da Liz, assistente inteligente da Mondelez no WhatsApp, a Yalo, plataforma de IA Conversacional, tem tentado transformar as vendas de grandes empresas, conectando indústrias a pequenos varejistas de forma mais eficiente e personalizada. “Lojistas e varejistas querem fazer parte desse mundo e estão buscando ferramentas simples e eficientes para isso. O WhatsApp se tornou a plataforma ideal para essa comunicação e é algo que já faz parte do dia a dia do brasileiro”, comenta Tiago Maldaner, Customer Success Manager da Yalo.
Dados da própria Mondelez indicam que a maioria dos pequenos varejistas não estão familiarizados ao ambiente digital, mas utilizam o WhatsApp. E essa foi a abordagem escolhida como uma maneira direta e eficaz de se aproximar de seus clientes. Além disso, foi identificada a importância de criar relacionamentos, fortalecer o CRM, melhorar a interação e personalizar as experiências.
“Metade dos nossos pontos de venda são tradicionais, ou seja, são clientes que muitas vezes não utilizam o meio digital na rotina de compras e é assim que a integração da Yalo, via aplicativo do WhatsApp, tem facilitado nossa aproximação com esses pequenos e médios varejistas”, explica Leonardo Zimberknopf, gerente de E-commerce B2B da Mondelez Brasil.
“A Yalo quer facilitar a vida dos pequenos e médios varejistas. Por isso, estamos usando o WhatsApp para oferecer um atendimento personalizado e garantir que eles tenham sempre o que precisam, na hora que precisam”, revela Tiago Maldaner. Ele explica também que existem 3 importantes etapas no processo de implementação da solução que são essenciais para o sucesso do projeto: “cadastro do maior número de lojas no canal, oportunidade para realizar o envio de campanhas atrativas e promoções personalizadas e a conversão a partir da comunicação estratégica sobre o portfólio, aumentando a frequência de pedidos e, consequentemente, do ticket médio desse lojista com a distribuidora”.
Para Leonardo Zimberknopf, a evolução da digitalização ajuda a customização e personalização, alcançando o ponto de venda certo, com a mensagem ideal e a promoção personalizada de acordo com o perfil do comprador. “O mercado está mostrando as mudanças de uma forma muito autêntica e as estratégias dos vendedores precisam estar adequadas à nova realidade”, finaliza o executivo da Mondelez.
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