A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizou a pesquisa Inovação no Varejo: Dores e Desafios do Empresário Brasileiro, sobre as dificuldades do varejo brasileiro. De acordo com o estudo, 71% dos varejistas brasileiros afirmam que gestão de pessoas é desafio e 54% deles apontaram que foram atingidos pelo cenário econômico instável que pairou no país neste último ano. A agência também concluiu que 70% dos entrevistados tinham dificuldades em criar novos negócios ou expandir os já existentes.
A pesquisa entrevistou cerca de 80 agentes do setor, como entidades de classe, governo, fornecedores e startups do varejo. Para Guto Ferreira, presidente da ABDI, o setor vem passando por mudanças, pois são momentos de profundas transformações. “Cada vez os consumidores estão mais exigentes e conectados. Ficam aguardando novas tendências e toda essa demanda que se estabeleceu faz o varejista recuar, transformando essa modificação em um desafio”, explicou Guto. A popularidade da internet vem mostrando que os varejistas tradicionais podem estar perdendo seu espaço. 7 em cada 10 brasileiros optam ou já fizeram compras pela internet e tudo indica que esse número ainda crescerá nos próximos anos. Quatro anos atrás, 58% das pessoas utilizavam a internet para adquirir produtos e esse número chegou a 65% em 2018.
Para suprir a necessidade de inovação, a ABDI lançou o ProVa (Laboratório de Inovação do Varejo) localizado no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O laboratório visa atender necessidades do setor varejista e sediará cerca de 100 atividades abertas e gratuitas para os agentes interessados em suprir suas dificuldades. “O ProVa é o resultado de toda a pesquisa, onde foi possível alinhar tudo o que absorvemos e observamos durante as entrevistas. O espaço foi concebido de uma forma totalmente participativa, com metodologias que focam no usuário. Com isso, acreditamos que ele está pronto para transformar o setor”, finalizou o presidente da ABDI.
*Imagem reprodução