Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Transmissão esportiva global é transformada por novos players e acesso ao digital

Redação de Redação
30 de novembro de 2019
no Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 5 minutos

O fã de futebol liga a televisão e assiste à partida deixando para comentar a vitória do seu time para o dia seguinte. O consumo de conteúdo esportivo podia ser assim, mas tudo mudou com a ascensão do digital. Hoje, é possível assistir a partida no celular, ao mesmo tempo em que se comenta o desenrolar do jogo nas redes sociais e no WhatsApp.

Esta mudança impacta a transmissão esportiva como um todo, as empresas patrocinadoras, os times e as ligas. “Da perspectiva do consumidor e de quem distribui o conteúdo, a transformação digital elevou de forma exponencial as possibilidades, o contato entre o esporte e seus seguidores. Abrangente tanto do ponto de vista tecnológico quanto do modelo de negócios, permite desde a segmentação plena com mobilidade até variações como publicidade geolocalizada e cobranças de todo gênero e periodicidade; formatos e duração amplos, um consumo mais efêmero, pontual e multiplicado”, afirma Fernando Manuel, head de Direitos Esportivos do Grupo Globo.

Para as empresas de mídia, ficou mais difícil conseguir obter receita. Afinal, uma ampla quantidade de conteúdo esportivo está disponível de maneira gratuita na internet para quem quiser acessar. “Nesse ambiente, a gestão de exclusividade do “ao vivo” e a distribuição dos direitos de forma ampla tem se tornado ainda mais importante, para a agenda de todos. Pode se tornar difícil vender o que está disponível gratuitamente em dose que atenda o anseio do público ou parte dele… E o público está mudando, se satisfazendo ou mesmo desejando doses menores”, explica Fernando.

Novos players estão entrando no mercado de transmissão esportiva. Um exemplo é a parceria que a Turner firmou com o Facebook. A transmissão de algumas partidas da Champions League foi feita por meio da rede social. Para o executivo, este aumento da concorrência é saudável para o mercado: “Concorrência faz bem ao mercado, é sadio, provoca reflexões de modelo. Cabe a cada player da ponta compradora e aos demais agentes do mercado como um todo respeitar tal dinâmica, estudando e aprimorando estratégias para abordar da melhor forma os desafios e oportunidades que se apresentem”.

Outro exemplo foi a distribuição dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, que ocorreu de forma diferenciada, com diversas empresas adquirindo direitos. “O cenário competitivo contribuiu para um ambiente propício para profundas alterações no modelo de contratação de direitos e distribuição de recursos entre clubes no Brasil, mirando mais equilíbrio e meritocracia esportiva e comercial. Resultou no mais amplo acordo sobre a Série A já realizado, tanto no que se refere ao número de anos quanto na quantidade de clubes sob contrato”, comenta Fernando.

Por outro lado, ele acredita que existe uma preocupação excessiva com as tecnologias utilizadas, em detrimento da qualidade do conteúdo. “Temo que estejamos olhando demais para o tipo de tela e tecnologias da distribuição… Quando devemos mesmo, para o bem da indústria, é dedicar tempo e energia para a qualidade do conteúdo, do espetáculo e os pilares comerciais e de gestão necessários para manter esse negócio de pé. Sem plena monetização não se desenvolve qualquer indústria e, por isso, no final das contas não se atenderá plenamente o consumidor”, resume o executivo.

Este cenário de mudanças no consumo de conteúdo esportivo e o digital será o tema do painel “O novo consumo de conteúdo esportivo e o futuro da mídia”, que será realizado em 5 de dezembro, durante o Summit Sportab. Além de Fernando Manuel, participarão da conversa Leonardo Lenz Cesar, head de Esportes Latam do Facebook; Fábio Machado de Medeiros, vice-presidente da Turner Esportes Latam e Sergio Sacchi, CEO da Torcedores.com. Evandro Figueira, vice-presidente da IMG será responsável pela moderação dos debates.

O evento acontecerá no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e contará com a presença dos principais líderes e executivos do esporte brasileiro para colocar em pauta os novos caminhos para a gestão e governança do esporte brasileiro. O encontro é realizado pela Sportlab, nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza, em parceria com a associação SOU DO ESPORTE.

O SUMMIT SPORTLAB e o V PRÊMIO SOU DO ESPORTE contam com o patrocínio do SPORTV, FACEBOOK, IMM ESPORTE E ENTRETENIMENTO, DEMAREST ADVOGADOS e UNIVERSIDADE ESTÁCIO. Tem como apoiadores institucionais o COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL, COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO, NBB, CBV, WSL, UFC, BST, BRAND BOLA,  TORCEDORES.COM, ABRAGESP, INSTITUTO AYRTON SENNA, GLOBO, GLOBOESPORTE.COM, INSTITUTO COMPARTILHAR, LIDE ESPORTES, CBB, IBOPE REPUCOM, EY, SPORTS NETWORK, entre outros.

SERVIÇO – SUMMIT SPORTLAB
Data: 5 de dezembro
Horário: 8h às 20h
Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo, SP
Website: http://esportebrasil.net.br/
Sympla (+ transmissão ao vivo): https://www.sympla.com.br/esporte-brasil-summit-sportlab–v-premio-sou-do-esporte__683193

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Esporte brasileiro ainda tem muito a evoluir na criação de experiências

Próxima Postagem

Esporte brasileiro precisa de medidas governamentais e de governança

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Esporte brasileiro precisa de medidas governamentais e de governança

Esporte brasileiro precisa de medidas governamentais e de governança

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.