Ir ao estádio e assistir um jogo. Ou acompanhar a partida pela televisão. Quem acha que isso é experiência esportiva está muito enganado. O fã quer muito mais. Ele deseja ver notícias em tempo real sobre o seu esporte e time favoritos, interagir nas redes sociais com um atleta, entre outras coisas. Infelizmente, porém, no Brasil ainda predomina a antiga visão das coisas.
“No Brasil de modo geral são trabalhados apenas a cobertura midiática e a partida em si como experiência para os fãs. Não são criados personagens, não abrem o conteúdo de forma ampla para outras frentes, principalmente os grandes eventos mobilizadores”, afirma Duda Magalhães, sócio e presidente da Dream Factory.
O especialista acredita que em outros países, como os Estados Unidos, as ações voltadas para a experiência do fã já são muito mais desenvolvidas pelas ligas e clubes. “Levando em conta esportes mais populares como Futebol, Basquete, NFL/Super Bowl, que possuem grandes entregas de experiências, sentimos que ainda estamos atrás do que é realizado no exterior. As experiências lá fora são muito mais integradas desde a transmissão até a partida em si. Existe um grande foco em conteúdo multi plataforma, muitas matérias em canais proprietários, por exemplo, para criar engajamento dos fãs com o esporte e com os próprios atletas”, conta Magalhães.
Ele acredita que o esporte brasileiro tem grande potencial para trabalhar a experiência do fã de forma semelhante ao que já é feito na Europa e nos Estados Unidos. “Temos grande potencial para trabalhar o que é feito nos EUA e Europa com a UEFA e NFL, por exemplo, mas hoje ainda não é feito de forma intensa este trabalho de engajamento com os fãs. Os clubes e associações estão se vendo cada vez mais como marcas poderosas e investindo em novos pontos de contato com o público”, explica o sócio da Dream Factory.
Além disso, tem crescido no Brasil os chamados FANDOMS, que são fã de clubes de modalidades esportivas menos populares no Brasil. Magalhães acredita que eles “impulsionam a prática e visibilidade de esportes que não estão nas vitrines”. Estes clubes permitem que as ligas e clubes conversem diretamente com o seu público. “É a segmentação de públicos atingindo novos níveis a partir do esporte”, resume o especialista.
Um exemplo de ação de engajamento é realizada pela Dream Factory para a Maratona do Rio. A empresa criou uma plataforma com conteúdo focado nas comunidades e personagens ligados à competição. Além disso, há ainda a alimentação de canais proprietários e licenciamento de produtos. “Nosso objetivo é impactar cada tipo de corredor de forma relevante entendendo que cada perfil, tem a sua própria jornada”, esclarece Magalhães.
A experiência do fã será abordada no painel “Experiência do fã. Cases de sucesso do esporte brasileiro”, que será realizado em 5 de dezembro, durante o Summit Sportab. Além de Duda Magalhães, estará presente Álvaro Cotta, diretor de Marketing da Liga Nacional de Basquete – NBB.
O evento acontecerá no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e contará com a presença dos principais líderes e executivos do esporte brasileiro para colocar em pauta os novos caminhos para a gestão e governança do esporte brasileiro. O encontro é realizado pela Sportlab, nova integrante do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza, em parceria com a associação SOU DO ESPORTE.
O SUMMIT SPORTLAB e o V PRÊMIO SOU DO ESPORTE contam com o patrocínio do SPORTV, FACEBOOK, IMM ESPORTE E ENTRETENIMENTO, DEMAREST ADVOGADOS e UNIVERSIDADE ESTÁCIO. Tem como apoiadores institucionais o COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL, COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO, NBB, CBV, WSL, UFC, BST, BRAND BOLA, TORCEDORES.COM, ABRAGESP, INSTITUTO AYRTON SENNA, GLOBO, GLOBOESPORTE.COM, INSTITUTO COMPARTILHAR, LIDE ESPORTES, CBB, IBOPE REPUCOM, EY, SPORTS NETWORK, entre outros.
SERVIÇO – SUMMIT SPORTLAB
Data: 5 de dezembro
Horário: 8h às 20h
Local: Hotel Maksoud Plaza – São Paulo, SP
Website: http://esportebrasil.net.br/
Sympla (+ transmissão ao vivo): https://www.sympla.com.br/esporte-brasil-summit-sportlab–v-premio-sou-do-esporte__683193
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