A primeira fase de implementação do Open Banking, o sistema bancário aberto, que começaria a ser nesta segunda-feira (30), foi adiada para 1º de fevereiro de 2021. Assim, a data da conclusão, prevista para 25 de outubro de 2021, também mudou, passando para 15 de dezembro de 2021.
O anúncio foi feito pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional no fim da semana passada. Em nota, as instituições disseram que, “com os esforços necessários para o combate à pandemia da Covid-19”, “entenderam que foram impactados os processos de trabalho nas instituições participantes do Open Banking, e que também foi levada em consideração a necessidade de adaptação de sistemas das instituições em razão de outras ações regulatórias, a exemplo do Pix e de registro de recebíveis de cartão.”
Ainda assim, o BCB e o CMN garantem que a conclusão do processo de implementação, dividido em quatro fases, ocorrerá em 2021. sis
Por meio do Open Banking, os clientes terão o poder sobre as informações levantadas pelas instituições financeiras, como dados cadastrais e histórico de transações. De posse desses dados, os clientes poderão procurar outros bancos e incentivar a competição por serviços e crédito mais barato e de melhor qualidade.
Com informações da Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil