Um balanço parcial da Americanas mostra que as vendas nas lojas físicas quadruplicaram nesta Black Friday, quando se leva em consideração o número de itens vendidos. Além disso, o número de pedidos e o ticket médio mais do que dobraram. No online to offline (estratégia que integra os dois canais), as vendas dobraram.
“Estamos animados com os resultados preliminares da nossa Black Cesta, que vem mostrando o quanto o cliente confia na nossa marca e o quanto as lojas são um canal relevante para o varejo brasileiro. Neste ano, conseguimos ampliar as negociações com a indústria, dobrando a oferta de itens nas lojas e diversificando o sortimento voltado para demanda. Os itens de Natal, por exemplo, foram uma grande aposta deste ano, já que a categoria não era um foco nas Blacks anteriores. E o resultado foi surpreendente”, afirma o diretor comercial da Americanas, Thiago Correia.
O balanço leva em consideração dados atualizados até às 14h desta sexta, dia 29. A sexta de Black Friday cresceu mais de cinco vezes em vendas comparada com a média das outras sextas de novembro. Entre os itens mais vendidos deste dia 29, estiveram chocolates, sabão líquido e smartphones.
Comparação entre 2024 e 2023
Dentre os destaques da semana, houve um crescimento de 188% na venda de artigos natalinos, em comparação com a semana de Black Friday em 2023. Em vestuário, as linhas de meias quintuplicaram as vendas, as de lingerie subiram 44% e a categoria de calçados cresceu 80% – impulsionada pela venda de chinelos Havaianas -considerando o mesmo intervalo. Em cuidados pessoais, a categoria de bodysplash triplicou as vendas, enquanto a de hidratantes cresceu mais de 80%.
Em serviços, mais de 20% dos aparelhos celulares foram vendidos com adicional de planos de telefonia, além de 20% de crescimento em seguros. Em gift card, o crescimento foi de 33%, em comparação à semana de Black de 2023. Já em climatização, o destaque vai para o crescimento de 69% na venda de ventiladores na quinta (28) e sexta-feira (29), em comparação com os mesmos dias de semana no ano passado.
A Black Cesta Americanas terá ofertas prorrogadas e horário especial de funcionamento de lojas por todo País até o dia 1º de dezembro.
Atenção dos consumidores
De acordo com plataforma Winnin AI, que mediu o engajamento em vídeos das principais redes sociais até o dia 26 de novembro, a Americanas ocupou a vice-liderança do ranking do share de atenção da pré Black Friday, à frente de todas as demais grandes varejistas do país e de alguns players internacionais. Durante o período mensurado, a marca esteve no top 3 perfis de maior engajamento no segmento.
Desde a última quinta-feira (28), mais de 10 milhões de unidades de Bala Fini já foram vendidas na Black Friday da Americanas. Além das guloseimas, os Kit Kats e as caixas de Bombom Garoto também estão no top itens de vendas da Black Cesta, vendendo mais de 3,5 milhões e mais de 1 milhão de itens, respectivamente, no mesmo intervalo.
Imagem: Divulgação