Os produtos de moda estão no topo da preferência dos consumidores brasileiros na temporada de saldões que tradicionalmente começa depois das festas de fim de ano. Em anos anteriores, os eletrodomésticos, incluindo produtos de linha branca e marrom, lideravam a preferência dos consumidores.
De acordo com uma pesquisa online feita por meio da Google Survey com 800 brasileiros entre 11 e 13 de dezembro de 2021, 37% dos entrevistados afirmaram que Moda é a categoria com maior intenção de compra nos saldões.
Além da renovação do guarda-roupa, estimulada pelo retorno às atividades fora de cada por conta da flexibilização das medidas de distanciamento social, os consumidores brasileiros estão buscando também por Eletrônicos, indicados por 33% dos entrevistados, seguidos por Beleza e Perfumaria (23%), Móveis e Decoração (22%), Eletrodomésticos (21%) e Eletroportáteis (15%).
Pesquisa e acompanhamento de preços
O Google Survey indica que 20% dos consumidores entrevistados pretendem comprar nas liquidações de final de ano e 35% deles afirmaram que consideram a possibilidade de comprar, o que abre uma boa oportunidade para os varejistas e outras empresas com ofertas para o período.
Entre os consumidores que planejam aproveitar as promoções, a maioria deles (55%) afirma que as compras são planejadas com pesquisa e acompanhamento de preços. Já 27% afirmam que parte das compras são planejadas e outras são feitas por impulso. Outros 13% declararam que as compras são feitas por impulso e geradas a partir da descoberta de bons descontos.
A expectativa é de preços e promoções imperdíveis e esse é também um motor de escolha da loja. O levantamento revela que 31% acreditam que vão encontrar oportunidades imperdíveis, 23% vão aproveitar porque perderam a chance de comprar com descontos na Black Friday, 22% ainda não encontraram boas ofertas para os produtos que querem, 22% costumam comprar nessa época e 19% afirmam ter conseguido juntar dinheiro de bônus de fim de ano e 13º salário para comprar no período.
Sobre os canais, 30% pretendem comprar em lojas físicas e online, 23% ainda não definiram, 19% pretendem comprar apenas em lojas físicas e 17% pretendem comprar apenas online por meio de sites ou apps.
Imagem: Shutterstock