O alívio na inflação e a expansão das vagas de emprego contribuíram para a confiança do consumidor nas compras de Natal. Esses fatores puxaram as vendas para a data nos shopping centers no Brasil e o resultado foi além do esperado, com crescimento de 5,9%. Os centros comerciais previam um aumento de 4% em levantamento prévio.
Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o comércio nos shoppings movimentou R$ 5,6 bilhões na semana de 19 a 25 de dezembro.
“A recuperação no fluxo de visitantes também colaborou intensamente para os bons resultados do Natal”, afirma presidente da Abrasce, Glauco Humai.
O ticket médio também cresceu 8,5% e ficou em R$ 205, acima dos R$ 189 de 2021. As lojas de rua registraram um ticket médio de R$ 105, o que significa um aumento de 2,9% frente ao ano anterior (R$ 102).
Recuperação do setor
Humai destaca que o resultado positivo das vendas de Natal é um grande indicativo de como o setor se fortaleceu neste ano, caminhando para a recuperação total das perdas do período pandêmico.
“O cenário de arrefecimento da inflação abre espaço no orçamento familiar para o consumo de bens e contribui para a elevação da confiança dos consumidores. Além disso, a expansão das vagas de trabalho, que traz aumento para a massa de rendimentos do trabalhador, possibilita a aquisição de mais itens”, diz.
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