A Nestlé Brasil fechou uma parceria com a Favela Llog para ampliar sua operação logística em regiões periféricas de São Paulo. O objetivo é atender à crescente demanda do e-commerce da companhia e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência nas entregas em comunidades onde a marca já é líder de preferência, com 58,2%, segundo o estudo Tracking das Favelas.
A colaboração teve início em junho e abrange comunidades como Paraisópolis, Heliópolis, Grajaú, Capão Redondo, Brasilândia e São Mateus, além de cidades da Grande São Paulo, como Osasco, Carapicuíba e Diadema.
No período inicial de quatro meses, a operação resultou na entrega de uma média de 6 mil pedidos mensais, com destaque para as cápsulas Nescafé Dolce Gusto como o item mais solicitado.
“Estamos integrando os negócios para melhorar a logística e garantir que todos os nossos clientes tenham um ótimo nível de serviço, recebendo suas compras com rapidez e eficiência em qualquer lugar que desejarem”, Mariana Vilchez, gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.
Com a parceria, o prazo de entrega foi reduzido em 40%, e a expectativa é que o projeto atinja até 32% das operações logísticas da Nestlé no estado de São Paulo.
Todos os pedidos são montados no Centro de Distribuição da Nestlé localizado no município de Araçariguama, a cerca de 60 km da capital paulista, e, de acordo com a opção de escolha do cliente, as caixas são transportadas para uma das nove unidades de distribuição da Favela Llog, de onde seguem para o endereço final.
Tecnologia e expertise local
Antes da parceria, a logística em áreas periféricas enfrentava desafios como falta de endereços formais e dificuldades de acesso. A solução passou pela implementação de tecnologia de geolocalização, permitindo a identificação precisa de coordenadas de entrega com base no CPF do cliente.
Outro diferencial foi o uso da expertise local: a Favela Llog contrata moradores das comunidades, que recebem treinamento e são equipados com motocicletas para realizar as entregas. Essa abordagem não só assegurou uma taxa de efetividade de 98%, como também eliminou problemas de segurança e logística enfrentados por transportadoras tradicionais.
“Nosso serviço possui uma expertise que outras empresas não têm: somos nativos das favelas, nossos colaboradores são desses territórios e conhecem com propriedade como chegar a cada destino das entregas. Estamos apenas no começo de uma parceria de muito sucesso com a Nestlé”, diz Thales Athayde, CEO da Favela Llog.
Imagem: Divulgação