A rede de fast food Subway registrou em 2016 um crescimento de 10% no número de estabelecimentos em Mato Grosso no comparativo com 2015. Hoje, o Estado conta com 59 restaurantes, sendo dois recém-inaugurados. O investimento inicial para se ter uma franquia da marca varia de R$ 300 mil a R$ 450 mil (sem ponto comercial) e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.
Somente em Mato Grosso são 59 restaurantes do Subway, sendo 35 entre Cuiabá e Várzea Grande. Há unidades em Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças e no final do ano foram abertas as primeiras lojas de Campo Novo dos Parecis e Sapezal. A marca está presente em 112 países com aproximadamente 44.773 unidades, das quais 2.210 restaurantes em mais de 650 cidades do Brasil.
Em termos de marcas do ramo alimentício, o Subway é líder internacional no desenvolvimento da indústria de restaurantes de comida rápida, leve e personalizada.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Subway ocupa o segundo lugar dentre as 50 maiores redes de franquias em operação no Brasil, ficando atrás da líder O Boticário. A marca de restaurante de fast food supera inclusive a Cacau Show que ocupa o terceiro lugar e até mesmo o McDonald’s em sexto lugar.
Há sete anos o professor de agronomia, recém aposentado, João Pedro Valente, trabalha com a marca em Mato Grosso. A primeira franquia que abriu foi em 2009 no município de Barra do Garças. Já em 2011 apostou em Primavera do Leste e há três anos em Cuiabá.
Valente comenta que nunca havia mexido com o setor de comércio. “Queria algo para fazer após me aposentar. Escolhi a marca por questão de afinidade. O filho de um conhecido abriu uma franquia do Subway em Cuiabá e acabei acompanhando o desenvolvimento do projeto”, comenta ele ao Agro Olhar que emprega 34 pessoas entre as três unidades.
O Subway conta com atuação através de franquia em Mato Grosso há 10 anos. O plano para 2017, segundo o agente de desenvolvimento da marca no Estado, Diego Avelino, é manter a expansão em Mato Grosso, aumentando a participação em Cuiabá e chegando a novos municípios.
“Enxergamos um grande potencial de expansão no Mato Grosso e acreditamos que há espaço para novas lojas, já que temos formatos bem flexíveis. Para 2017, a ideia é manter o crescimento que tivemos nesses dez anos, consolidando a marca e abrindo lojas em novos lugares. Queremos ficar cada vez mais democráticos e próximos do nosso público”, pontua Avelino.
O investimento em uma franquia Subway varia de R$ 300 mil a R$ 450 mil sem ponto comercial. A taxa de franquia é de R$ 25 mil, bem como o estoque inicial. Equipamentos e mobília R$ 165 mil, reforma de R$ 80 mil a R$ 120 mil, de acordo com a marca. Já a taxa de royalties é de 8% do faturamento líquido e a taxa de publicidade de 4,5%. O capital de giro é de R$ 30 mil e a margem de lucro média entre 10% e 15% do faturamento médio. O prazo para retorno varia de 24 a 36 meses e a área das lojas de 50 metros quadrados a 150 metros quadrados.