Itaú passa a ‘alertar’ cliente via WhatsApp sobre possíveis golpes em transações

O cliente é informado a respeito por uma tela no aplicativo e, ao mesmo tempo, é notificado pelo banco através do WhatsApp

O Itaú Unibanco começou neste mês a utilizar o WhatsApp para alertar aos clientes sobre tentativas de golpes. Com uso de inteligência artificial, o banco vai detectar transações fora do padrão de comportamento e que podem ser motivadas por tentativas criminosas de obter recursos.

Em uma transferência suspeita, por exemplo, o banco ativa um recurso chamado temporização, de acordo com regras do BC, antes de permitir que seja efetivada. O cliente é informado a respeito por uma tela no aplicativo e, ao mesmo tempo, é notificado pelo banco através do WhatsApp.

Essa mensagem pergunta o motivo da transferência. A partir da resposta do cliente, o chatbot envia informações sobre o possível golpe que foi identificado. Com isso, o cliente pode manter ou cancelar a operação. O comando é atualizado diretamente no aplicativo do banco.

Desde 2022, o banco alerta os clientes através do aplicativo de mensagens sobre transações suspeitas com cartão de crédito. Agora, a ideia é interagir mais, com dicas de segurança.

“A jornada de interação via WhatsApp visa ampliar a conscientização sobre os mais variados tipos de golpes e fraudes, impedindo que o cliente realize uma transação por impulso, sem refletir para onde o dinheiro está indo”, diz o superintendente de Segurança Corporativa do Itaú, Richard Bento.

“Cofrinhos”, ferramenta de organização financeira, que rende 100% do CDI

O Itaú Unibanco lançou para todos os clientes nesta segunda-feira, 27, uma ferramenta chamada “Cofrinhos”. Trata-se de “pastas” em que os clientes podem separar dinheiro para determinadas finalidades. As aplicações partem de R$ 1, e o saldo aplicado rende a 100% do CDI desde o primeiro dia.

O produto vinha sendo implementado em etapas desde o segundo semestre do ano passado. Agora, chegou a todos os clientes pessoas físicas, o que inclui os segmentos Uniclass e Personnalité, de média e alta renda. O banco afirma que, nessa etapa, muitos clientes começaram a investir através do produto, embora não detalhe em números.

O cliente pode criar uma reserva ou um objetivo específico para guardar dinheiro. No caso da meta, é possível definir valor e data final, e os “cofres” permitirão novos aportes a qualquer momento.

A funcionalidade é similar às que bancos digitais, como Nubank e PicPay, têm oferecido a clientes. No Itaú, é uma evolução de ferramenta do Iti lançada em 2022. O banco digital criado pelo conglomerado no começo desta década começaram a ser migrados para o “superapp” do Itaú no final do ano passado, como parte de um movimento que envolverá 15 milhões de usuários quando estiver completo.

Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana).
Imagem: Shutterstock

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