Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

E depois?

Redação de Redação
31 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Ana Paula Tozzi*

Bom Dia. Hoje é dia 22 de abril (data fictícia) e temos um novo presidente no País. O impeachment aconteceu ou ela renunciou. Você está eufórico, feliz, com esperança. Acreditando que agora tudo vai mudar. Tudo o que?

A economia? Está certo que a mudança de humor do mercado, tanto dos empresários, quanto dos executivos e dos consumidores poderão interferir no curto prazo em pequenas questões. Consumidores mais otimistas consomem mais. Sem querer aborrecer você, tenho que lembrá-lo que dólar, PIB, taxa de juros e indicadores de desemprego não se movimentarão com facilidade. Pelo contrário, temos muita lição de casa a fazer, antes que esses aspectos sejam resolvidos. São necessárias as famosas reformas estruturais.

As reformas? Comecemos pela mãe de todas as reformas: a reforma politica. Para a reformulação do nosso falido sistema político, são necessários projetos de lei, aprovações, discussões profundas e apoio do congresso. A reforma da previdência, ainda que seja a mais próxima de ser discutida, terá ajustes incipientes que dará um pequeno fôlego no curto prazo. As demais, trabalhista e judiciária mal começaram. Claro, será bom o país voltar a andar, mas temos um longo caminho.

Bom Ana…vou parar de ler. Nem comemorei ainda e você está me deixando triste. Calma! Vou me redimir. Mas precisava tirar você da zona de conforto de forma que você lesse com detalhe o que eu tenho a dizer a seguir.

Nos últimos 18 meses, nossa empresa de consultoria tem realizado diversos projetos de Orçamento Base Zero, de Eficiência Operacional de Loja, o Repensar dos Processos de Gestão, e outros projetos que claramente são os de preparar as empresas a diminuir custos: quer seja pela redução direta de despesas, quer seja pela busca de eficiência dos processos. Mas, e os projetos de aumento de vendas? Projetos de Expansão? Go to Market? Joint Business Plan? Os projetos de médio e longo prazo estão esquecidos?

Pois bem, temos que voltar a pensar nos próximos 3, 5, 7 e 10 anos. Temos que aprender com a cultura do planejamento de médio e longo prazo e determinar investimentos que garantam a perenidade de nossas empresas. Temos que ter pitadas de coragem em rediscutir inovação e estratégias.

Obviamente, estou falando com você que já fez a lição de casa.

Nesse momento, minha sugestão é que você, líder da sua equipe ou da sua empresa, pare e identifique na sua equipe quem está entregando o presente e quem tem capacidade de entregar o futuro. Separe um pequeno grupo de estudo que vá pensar lá na frente. Vale lembrar que cada negócio tem o seu takt time*, seu ritmo,  logo, para cada negócio, esses prazos podem variar. Separe um orçamento, exponha suas expectativas e através de uma metodologia, nós usamos metodologia própria (Espiral Inovadora*), construa uma visão de futuro.

A minha grande preocupação é que sua empresa esteja tão preocupada com o curto prazo que quando o Brasil voltar a andar, você não esteja mais em forma: estará magra (fez toda a lição de casa: obz, eficiência de processos) mas não terá preparo físico para voltar a concorrer com técnica e planejamento. Ou seja, poderá sobreviver mas, não sairá melhor do que entrou nessa crise. Existe uma forma de sair vencedora e o planejamento é a base fundamental deste sucesso.

*Ana Paula Tozzi ([email protected]) é CEO da GS&AGR Consultores

Postagem anterior

Acessibilidade máxima – O varejo brasileiro está preparado?

Próxima Postagem

Natal nas clínicas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Natal nas clínicas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.