A Pixel Retail Media realizou uma campanha para a linha de queijos Cottage da Laticínios Verde Campo por meio de Retail Media na rede de supermercados Zona Sul, no Rio de Janeiro. A iniciativa resultou em um aumento de 12 pontos percentuais nas vendas do produto, sem alterações de preço, promoções ou inclusão de pontos adicionais nas lojas.
“Ficamos muito felizes com esse resultado, pois ele foi obtido apenas com a divulgação do produto e seus diferenciais, sem alteração de preço, promoção ou inclusão de ponto adicional nas lojas”, afirma Lorena Andrade, gerente de marketing da Verde Campo.
Segundo Fábio Amorim, CEO da Pixel Retail Media, o modelo de Retail Media tem potencial de alcance no setor supermercadista devido à frequência de visitas e ao volume de consumidores.
“Os supermercados têm dois ativos importantes quando se olha sob o ponto de vista de potencial da mídia: audiência e uma alta frequência. A média de visitas ao supermercado é em torno de três vezes ao mês. Ou seja, a mesma pessoa vai quase toda semana ao supermercado. Às vezes mais. Ao mesmo tempo, os supermercados têm um fluxo alto de pessoas. Essa campanha da Verde Campo, por exemplo, gerou 2 milhões de impactos, em 4 semanas de campanha”, explica.
O executivo também destaca que o modelo pode ser adotado por outros setores. “O que define a adequação de uma determinada mídia na estratégia de comunicação de uma marca é a afinidade do público frequentador com o que está sendo anunciado. Hoje o número de clientes identificados por programas de fidelidade nos supermercados é muito alto, chegando, em alguns casos, a 90% dos clientes. O que permite ter uma visão muito boa sobre hábitos de consumo e outros dados relevantes para se identificar essa afinidade do público”, afirma.
Ele ressalta que a estratégia pode ser aplicada tanto para conversão de vendas quanto para reforço de marca. “O Retail Media atende todas as etapas do funil de marketing com a mesma eficiência”, diz.
Imagem: Divulgação