Junto à necessidade de se caminhar rumo à transformação digital, surge a importância de se manter em um estágio de aprimoramento contínuo, aproveitando o que há de mais promissor em termos de inovação. Entre as principais tendências que encabeçam o setor de tecnologia, a onda dos squads tem consolidado seu espaço com grandes empresas, por sua alta versatilidade, expertise e eficiência. Mas, afinal, o que são esses grupos de trabalho?
Um time multidisciplinar e especializado, dedicado a criar e evoluir plataformas tecnológicas em prol dos melhores resultados para a organização. Essa é uma definição que se aplica ao conceito de squads digitais. Para o contratante, significa ter à disposição uma equipe qualificada e preparada para colocar em prática todas as ideias levantadas, abrindo portas para um novo patamar de personalização.
Ter um squad verdadeiramente multidisciplinar é fundamental atualmente, sobretudo ao considerarmos a competividade em diferentes segmentos. Um exemplo deste ponto é o mercado do e-commerce, que demanda, de fato, um time preparado para atender às necessidades de cada empresa – até mesmo por isso é tão importante ter uma plataforma que possibilite a customização do comércio digital, se adaptando às expectativas dos usuários.
Abraçar ferramentas inovadoras traz ganhos importantes, entretanto essa transição pode e deve ser conduzida com a excelência desejada, sem gargalos ou entraves prejudiciais. Por isso, conhecer os diferenciais por trás dos squads é um hábito bem-vindo, podendo até estender o leque de possibilidades estratégicas da sua empresa e indicar um caminho muito mais recomendável.
Custo-benefício em pauta
Não é difícil encontrar noções equivocadas sobre os gastos a serem realizados no sentido da transformação digital. Existem alternativas que fogem de custos exorbitantes, e muito do prestígio concedido aos squads passa por essa questão. Nesse modelo, é possível contar com uma equipe diversificada e capacitada, sem ter que pagar o preço de contratações individuais. O resultado é a presença de profissionais preparados para lidar com esferas variadas, oferecendo soluções com um nível elevado de inovação e competência.
Por soluções mais assertivas
Com um squad 100% dedicado ao processo de automação, reúne-se as condições ideais para que o time externo entre em sinergia com a área interna, simplificando o processo de elaboração das soluções projetadas. Além de estar mais alinhado ao core business do negócio, o corpo técnico poderá se aprofundar nas principais dores da empresa, bem como suas maiores aspirações. Dessa forma, serão obtidas resoluções compatíveis com as demandas apresentadas.
Respostas rápidas e ágeis
Velocidade é palavra-chave em um cenário corporativo cada vez mais digitalizado. Em outras palavras, é preciso garantir que os procedimentos aconteçam em um ritmo acelerado, otimizando tempo e atendendo as prioridades estratégicas de modo ágil e responsivo. Os squads traduzem essa finalidade em uma filosofia de trabalho totalmente inovadora, funcionando, na prática, como um agente potencializador para projetos concluídos mais rapidamente e, claro, com a devida geração de valor.
Flexibilidade para enfrentar mudanças
Adversidades não deixarão de surgir, desafiando o status de resiliência de organizações dos mais variados portes e segmentos. O diferencial está, sem dúvidas, na forma como a companhia se comporta para mitigar riscos e suavizar quadros comprometedores. Munido de uma multidisciplinaridade positiva e um alto poder de adaptação, o squad digital traz a união de profissionais inseridos no universo de TI, atuando dentro de um senso coletivo capaz de proporcionar as melhores soluções para os problemas que aparecerem.
Profissionais experientes e capacitados
Tão relevante quanto adotar uma plataforma que responda às demandas do negócio é ter a certeza de que a expertise necessária será empregada. Com perfis complementares e de conhecimento técnico elevado, o squad consegue alinhar funções determinantes visando um único objetivo. Isto é, do planejamento à execução, o contratante terá a segurança e tranquilidade para delegar essa etapa de transição à uma verdadeira força-tarefa de TI.
Por fim, não há como negar o potencial atribuído à onda de squads de transformação digital, e todas essas razões citadas no artigo justificam o reconhecimento da modalidade no mercado nacional. De certo, essa vertente representa uma grande oportunidade de se conquistar os benefícios prometidos pela tecnologia.
Stallin Silva é CEO da Stoom.
Imagem: Shutterstock