O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, do Banco Master, para vender a sua operação no Brasil. A rede espanhola se comprometeu a realizar um aporte de 39 milhões de euros em benefício da rede de supermercados na transação que resultará no desinvestimento total por parte do grupo no País.
Em nota, o Dia afirma que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir o foco em seus mercados mais rentáveis. “Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management”, explica.
A conclusão do negócio está condicionada à obtenção da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.
Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no País, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, a empresa decidiu fechar 343 lojas e três centros de distribuição para tentar estabilizar a operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas depois dos “persistentes resultados negativos no País”.
Segundo a companhia, desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia fez fortes investimentos, que não trouxeram o retorno esperado. Com isso, decidiu focar na Espanha e Argentina, “onde, atualmente, alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade”.
No processo de recuperação judicial, o Dia informou dívidas de cerca de R$ 1 bilhão.
Venda
Em outubro passado, os baixos rendimentos da operação brasileira já eram percebidos por Madrid. Segundo notícias da época, havia a intenção de vender toda rede no Brasil e focar nos negócios no país de origem, a Espanha, onde a marca está consolidada e tem retorno mais rápido de investimento.
Até outubro de 2023, o Dia contava com 600 lojas no Brasil, além de unidades em Portugal e Argentina. Uma das motivações para o desempenho ruim dos supermercados é o crescimento dos atacarejos.
No mês de setembro, o setor supermercadista registrou um crescimento de 5,2% na quantidade de vendas em relação ao mesmo mês de 2022, segundo a Scanntech, uma empresa de inteligência de dados para o varejo. Entre os canais, os atacarejos registraram vendas mais fortes contra os supermercados, 6,8% e 5,0%, respectivamente.
Com informações de Estadão Conteúdo (Elisa Calmon)
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