Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

O admirável mundo novo. De novo

Momentum nº 975

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
31 de julho de 2022
no Uncategorized
Tempo de leitura: 4 minutos
O admirável mundo novo. De novo

O comportamento do mercado no cenário atual e do futuro próximo estará balizado pela conjugação da realidade mundial reconfigurada pós-pandemia com os novos desafios gerados pelo avanço do digital e as transformações precipitadas por mudanças de hábitos e atitudes alterados nesse período. E tudo isso ainda desafiado pela volatilidade econômica local e global.
Parece simples sintetizar, mas esconde uma complexidade amplificada em relação ao mundo pré-pandemia pela aceleração de algumas tendências e o surgimento de novos e não previstos elementos conjunturais e estruturais.

Vamos tentar decodificar.

No epicentro de tudo, um consumidor-cidadão ainda mais racional em seu comportamento por conta dos desafios econômicos gerados pela elevada inflação – no momento, um drama global.
Na realidade local esse drama da inflação ainda está agravado pela redução da renda real, que torna o consumidor ainda mais seletivo e cauteloso em suas escolhas sobre categorias, produtos, marcas, canais e locais de compra.

E na sua vertente cidadão, no momento Brasil, as incertezas e cautelas geradas por um quadro político que potencializa as discussões sobre opções eleitorais e, pela redução do nível e confiança cumulada com altas taxas de juros e escassez de crédito, que o leva a postergar decisões de compras de bens de maior valor unitário.

O início dos pagamentos dos auxílios vai injetar recursos na economia, estimados R$ 46 bilhões, em valor menor do que houve no passado, porém num período mais curto de distribuição, beneficiando diretamente as classes de menor poder aquisitivo, mas que irá irrigar a economia como um todo.

No cenário global, com comportamento similar na realidade local, esses elementos acabam por privilegiar os conceitos ligados a valor, aqueles que oferecem mais por menos, beneficiando todas as categorias mais básicas oferecidas por operações focadas em condições mais competitivas, incluindo canais e formatos hard ou soft discount, clubes de atacado e marcas próprias orientadas para menor preço.

No Brasil tudo que esteja orientado para baixa renda nas categorias alimentos, higiene, limpeza e medicamentos deve ser beneficiado mais diretamente.

Numa perspectiva mais estratégica deve ser considerado que a combinação mencionada de fatores deve aumentar o interesse das marcas e fornecedores para criação ou ampliação de canais diretos de venda e relacionamento, por lojas, venda direta ou nos marketplaces de varejistas ou operadores independentes.

Entre os motivos mais diretos dessa estratégia, está a busca de alternativas para equilibrar o aumento da consolidação e concentração de mercado pelos maiores varejistas, que é um quadro quase que irreversível e também global.

Movimentos como o de Ambev, P&G, Unilever, JBS e outros fornecedores aqui no Brasil, que viveram forte expansão durante a pandemia, devem ser acelerados ainda mais na nova realidade, contribuindo para reconfigurar o cenário futuro.

Mas o conjunto desses fatores também leva ao surgimento, ampliação e consolidação das alternativas de integração de independentes e redes médias ou pequenas como os promovidos por Martins com a rede de negócios Smart, Rede Brasil de Supermercados com seu grupo voluntário e as franquias Dia%.

Mas nada será mais importante do que toda a aceleração envolvendo a transformação digital. O aumento da participação do e-commerce nas vendas do varejo total é apenas a face mais visível da ampla e irreversível mudança estrutural precipitada por consumidores que aprenderam, por contingência ou opção, a valorizar os tradicionais e os novos benefícios gerados pelo relacionamento em ambiente digital.

De forma ampla, tudo a que temos assistido de mudanças estruturais no setor financeiro e de pagamentos está relacionado também a isso. Tanto quanto o redirecionamento das despesas familiares envolvendo as participações nas compras de produtos e o aumento dos dispêndios com serviços, incluindo especialmente saúde, alimentação fora do lar, educação, lazer e entretenimento.

E no consumo e no varejo o resultado mais estrutural é o avanço das organizações por meio de Ecossistemas de Negócios como os que vemos no Brasil com Magalu, Mercado Livre, Americanas, Riachuelo, Renner e mais Vivo, Ambev, Porto Seguro e muitos mais, repensando e/ou redefinindo seu futuro a partir do conhecimento pleno dos comportamentos dos consumidores e seu uso em caráter preditivo.

Wrap up

O admirável mundo novo que se reconfigura de novo precipitado pela pandemia e pelo pós-pandemia, como tudo que conhecemos, gera ameaças e oportunidades e redesenha iniciativas, lideranças e participações.

Organizações entraram líderes nesse processo e saíram menores. Outras entraram menores e saíram maiores, ou talvez líderes.

Mas quase ninguém passou ileso por todo esse dramático e imprevisível processo.

O que virá à frente, com os elementos que estão hoje disponíveis, definitivamente não será mais do mesmo.

A intensidade, profundidade e amplitude dos elementos em transformação irão reconfigurar de novo o admirável mundo que emerge de cada novo período.

E tudo dependerá de como lemos os cenários em transformação e como nos antecipamos ou ajustamos às novas realidades.

Nota. O admirável mundo novo, de novo, será o tema central do Latam Retail Show, que acontecerá em versão fígital de 13 a 15 de setembro com mais de 200 palestrantes, acima de 100 horas de conteúdo e 8 pesquisas inéditas e exclusivas que ajudarão a decodificar a realidade emergente e contribuir para o repensar de caminhos para empresários, empreendedores, executivos e profissionais, especialmente os ligados ao varejo e consumo.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Elon Musk apresenta resposta formal ao processo do Twitter contra ele

Próxima Postagem

João Paulo Diniz, filho de Abílio Diniz, morre aos 58 anos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem
João Paulo Diniz

João Paulo Diniz, filho de Abílio Diniz, morre aos 58 anos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.