A Yellow, uma das maiores e mais antigas empresas de transporte rodoviário dos Estados Unidos, fechou as portas no domingo, 30, destruída por uma série de fusões que a deixaram sobrecarregada de dívidas e paralisada por um impasse com o sindicato Teamsters.
A empresa de 99 anos é conhecida por seus preços reduzidos e tem mais de 12 mil caminhões transportando cargas em todo o país para o Walmart, Home Depot e muitas outras empresas menores. O que a Yellow não conseguiu oferecer – apesar de engolir rivais, obter concessões sindicais e garantir um resgate do governo – foi um serviço consistente para os clientes ou lucros para os investidores.
A empresa de Nashville, Tennessee, enviou avisos aos clientes e funcionários informando que estava encerrando todas as operações ao meio-dia de domingo. A empresa está se preparando para declarar falência e está em negociações para vender todo ou parte do negócio.
Um fracasso coloca em risco quase 30 mil empregos, incluindo cerca de 22 mil membros do Teamsters. Centenas de seus funcionários não sindicalizados foram demitidos na última sexta-feira, depois que a empresa parou de receber novas remessas de clientes.
Seria o maior colapso em termos de receita e empregos para o inconstante setor de caminhões dos Estados Unidos, embora os clientes digam que as interrupções devem ser limitadas. Muitos transferiram suas cargas para rivais nas últimas semanas, acelerando o fim da Yellow. Os concorrentes disseram que seus volumes aumentaram na semana passada.
Desde 2021, a Yellow segue um plano de corte de custos e integração que, segundo os executivos, melhoraria os negócios. Uma porta-voz do Yellow disse que não pediu concessões ao sindicato em sua recente reestruturação. “A Yellow se ofereceu para pagar mais a seus funcionários”, disse. O sindicato “se recusou a negociar por nove meses”.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
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