A maior rede de varejo da Índia encontrou uma maneira muito mais simples de expandir sua posição dominante no país: adquirir a maior parte do segundo maior varejista de tijolos e argamassa.
Na noite de sábado (horário local da Índia), a Reliance Retail disse que chegou a um acordo com o Future Group para adquirir o negócio de varejo e atacado deste último, e seu negócio de logística e armazenamento por US$ 3,4 bilhões. A aquisição ajudará a Reliance Retail a comandar um terço das lojas tradicionais do setor de varejo moderno da Índia.
O anúncio hoje complica ainda mais o futuro da Flipkart da Amazon e do Walmart na Índia, o maior mercado aberto globalmente por usuários, onde o e-commerce ainda representa apenas 3% de todas as vendas no varejo. Estima-se que o mercado de varejo da Índia suba para US$ 1,3 trilhão em 2025, ante US$ 700 bilhões no ano passado, de acordo com a consultoria BCG e o grupo de comércio local Retailers Association India.
A Amazon também demonstrou interesse. A empresa, que no ano passado comprou uma pequena parte dos negócios do Future Group, estava em negociações para aumentar sua participação na empresa, de acordo com reportagens anteriores da mídia local. A empresa americana de comércio eletrônico, que investiu mais de US$ 6,5 bilhões em seus negócios na Índia , disse em janeiro que também fechou um acordo com o Future Group para ajudar a empresa indiana a vender online.
O Future Group, que deu o pontapé inicial em sua jornada como vendedor de tecidos lavados com pedra na década de 1980, atende milhões de clientes em mais de 1.500 lojas em mais de 400 cidades. O acordo de hoje ajudará a Future Retail, conhecida por sua rede de hipermercados Big Bazaar e lojas de roupas Pantaloons, a reduzir sua dívida.
Mukesh Ambani, que controla a Reliance Industries (da qual a Reliance Retail é uma subsidiária), garantiu cerca de US$ 20 bilhões do Facebook, Google e 11 outros investidores de alto perfil para seu empreendimento de telecomunicações Jio Platforms este ano.
Agora Ambani, que é o homem mais rico da Índia, está de olho no comércio eletrônico. A Jio Platforms e a Reliance Retail anunciaram no ano passado a JioMart . O empreendimento de comércio eletrônico, que começou os testes em subúrbios selecionados de Mumbai no ano passado, se expandiu para mais de 200 cidades em toda a Índia.
O Facebook, que investiu US$ 5,7 bilhões na Jio Platforms , disse que a empresa irá explorar maneiras de trabalhar com a Reliance para digitalizar as 60 milhões de lojas familiares e familiares do país, bem como outras pequenas e médias empresas.
“Com esta transação, temos o prazer de fornecer um lar para os formatos e marcas renomados do Future Group, bem como preservar seu ecossistema de negócios, que desempenhou um papel importante na evolução do varejo moderno na Índia”, disse Isha, filha de Ambani, que atua como diretor da Reliance Retail, em comunicado.
“Esperamos continuar a dinâmica de crescimento da indústria de varejo com nosso modelo único de colaboração ativa com pequenos comerciantes e kiranas, bem como grandes marcas de consumo. Temos o compromisso de continuar fornecendo valor aos nossos consumidores em todo o país ”, acrescentou.
Com informações do portal Tech Crunch
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