A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Aramis anunciou o novo diretor de Marca; o iFood nomeou Gustavo Mendes como o novo vice-presidente de Finanças; e a National Football League comunicou Luis Martinez como general manager no Brasil.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Aramis
A Aramis anuncia a contratação de Renato Winnig como novo diretor de Marca. O executivo assumirá a posição recém-criada na empresa e ficará responsável pela definição de estratégias com foco na construção de marca e ressonância do rebranding, realizado em 2020, conectando propósito, negócio e comunicação. Com a chegada de Winnig, Guilherme Farinelli assume o cargo de chief Revenue & Digital Officer (CRO & CDO), à frente das estratégias de canais e growth, na Aramis Inc, dona da Aramis e Urban Performance.
“É uma grande honra ter a oportunidade de integrar uma das maiores marcas de moda masculina do Brasil, com uma trajetória consolidada de quase 30 anos no mercado. A Aramis é uma marca que sempre admirei pela sua elegância e sofisticação e chego, agora, para contribuir com este ecossistema, em linha com o movimento de crescimento intenso que a companhia planeja para os próximos anos“, comenta Renato Winnig, diretor de Marca da Aramis.
Com mais de 20 anos de experiência em branding, Renato atuou com grandes marcas, sendo os últimos 11, na Natura, onde atuou como head Global de Branding e Direção Criativa e foi responsável pela concepção de narrativas, linguagens, experiência de marca e design de produtos. Desde 2020, é jurado e Council Member do D&AD Awards, que acontece anualmente em Londres, nas categorias Impact e Future Impact Awards e, em 2023, foi eleito na categoria “profissional destaque do ano” pelo Brasil Design Awards por sua contribuição e liderança em branding junto a outros líderes inspiradores.
O executivo é professor no curso de Prime MBA Branding e Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), palestrante em painéis de marca, comunicação e liderança criativa e tem formação e especialização em Comunicação, Branding e Arquitetura pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
iFood
Gustavo Mendes é o novo vice-presidente de Finanças do iFood. Durante seus mais de seis anos no grupo, o executivo já atuou como diretor de M&A, CFO de Mercado e Relações com Investidores, além de ser diretor Financeiro da Prosus, grupo detentor do iFood. A movimentação acontece após a nomeação de Diego Barreto, que atuava como VP de Finanças e Estratégia da empresa, como CEO da plataforma.
“Estou extremamente honrado e entusiasmado por assumir a posição de CFO no iFood. Durante meu tempo na empresa, testemunhei de perto o compromisso com a inovação e a excelência operacional que nos distingue no mercado. Estou ansioso para continuar trabalhando com nossa talentosa equipe para fortalecer ainda mais nossa posição de liderança e explorar novas oportunidades de crescimento sustentável. Nosso foco será criar ainda mais valor para nossos clientes, parceiros e acionistas,” pontua o executivo.
Mendes teve passagens por empresas como Walmart, Phillips e American Express, somando mais de 20 anos de experiência como executivo financeiro em grandes corporações e em startups.
NFL
A National Football League (NFL) anuncia Luis Martinez como general manager no Brasil. Nesta função recém-criada, o executivo será responsável por liderar os negócios e a expansão da NFL no País, reportando-se a Gerrit Meier, diretor-administrativo da NFL International.
Como parte de sua estratégia de expansão internacional e seu compromisso de longo prazo com o Brasil, a NFL também pretende abrir um escritório em São Paulo, sob a liderança do novo general manager. Luis Martinez trabalhou com a NFL no México, na condução de marketing e vendas. Com passagens por Hasbro no Chile, Peru e México, Martinez oferece conhecimento especializado sobre o cenário latino-americano para a liga.
“Ficamos felizes em ter Luis liderando nossos esforços de crescimento internacional no Brasil”, celebra Meier.
“Tendo trabalhado em programas e iniciativas importantes da NFL por quase cinco anos no México, estou animado para dar o próximo passo em direção à expansão da nossa presença no Brasil”, diz Martinez. “O País tem uma base de fãs de esporte valiosa e apaixonada, e com a evidente torcida em todo o País continuaremos a construir e desenvolver o futebol americano, a começar com nosso primeiro jogo no Brasil”, destaca.
Nestlé Brasil
A Nestlé Brasil acaba de anunciar Augusto Drumond como novo head de Diversidade e Inclusão. Antes de ocupar o cargo, o executivo compunha a área de Inovação da companhia.
Na Nestlé, Drumond iniciou a carreira em 2018 como trainee de Marketing, passou pelos times de Inovação, Bebidas, Confectionery, Cafés e Planejamento Estratégico e se destacou pelo espírito inovador.
“Neste novo desafio, quero acelerar a visão de que a Nestlé será um espelho da sociedade brasileira, verdadeiramente diversa e plural a partir da redução das barreiras de inclusão em toda a empresa e nas nossas principais cadeias produtivas. Continuaremos com a ampliação de práticas inclusivas para que as pessoas sejam respeitadas, vivendo plenamente o seu potencial. Sabemos que essas ações têm impacto direto no fortalecimento das nossas marcas e nos resultados de negócios”, afirma Drumond.
Formado em Comunicação Social, o executivo faz parte do grupo de afinidades LGBTQIAP+ da Nestlé Brasil, o Pride, e integra a lista 30 under 30, do Meio&Mensagem, que identifica 30 futuros líderes mais inovadores que provocam e inspiram transformações na indústria.
Ambev
A Ambev anuncia Carlos Lisboa como novo CEO do grupo. O executivo assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Natural de Pernambuco, o executivo está há 30 anos na companhia e liderava as operações da AB InBev na América Central que, agora, passam para as mãos de Jean Jereissati.
Lisboa é conhecido por ser um habilidoso construtor de marcas e categorias, trazendo consigo um profundo conhecimento de consumidores, clientes e da indústria cervejeira. Durante o tempo como presidente da Zona da América Central, levou a operação ao patamar de maior mercado da AB InBev, junto a uma sólida transformação digital. Antes disso, Lisboa ocupou cargos de liderança sênior em todas as unidades de negócios da Ambev: como CMO no Brasil e liderando as operações da companhia no Canadá, América Latina, Sul e no Caribe. Ele assumirá o novo cargo em 1º de janeiro de 2025.
“Jean e Lisboa estão finalizando ciclos de sucessos em suas respectivas funções e são as pessoas certas para entregar todo o potencial de cada zona, mantendo a nossa estratégia de negócio e a mentalidade de crescimento compartilhado. Esses novos desafios dão a oportunidade para ambos continuarem desenvolvendo suas habilidades junto com seus novos times”, afirma Michel Doukeris, presidente do Conselho da Ambev e CEO da AB InBev.
Durante seu ciclo de 5 anos como CEO da Ambev, Jereissati se tornou um dos líderes mais admirados do Brasil e foi responsável por fortalecer a relação da companhia com todo o ecossistema. Ele também liderou a inovação do portfólio da companhia e a transformação digital no Brasil com o BEES e o Zé Delivery. Sob a sua liderança, a Ambev entregou volumes recordes no Brasil.
Infracommerce
A Infracommerce, especializada em full commerce na América Latina, anuncia Daniel Vidotti Prando como novo CTO e COO da empresa. Com mais de 20 anos de carreira, o executivo traz, entre outras competências, forte experiência em transformação digital, backoffice, inovação e profundo conhecimento sobre o setor de varejo e e-commerce. A chegada do profissional reforça o novo momento da companhia, focado em eficiência e crescimento sustentável.
“Começo minha trajetória na Infracommerce com o objetivo de agregar valor e liderar a unificação dos nossos sistemas e backoffice, trazendo mais maturidade tecnológica e, com isso, aumentando a eficiência e produtividade. É um momento de renovação e muitos desafios na empresa, estou confiante na evolução operacional da Infracommerce”, afirma Daniel Vidotti Prando.
Nos seus últimos desafios, o executivo deixou legados relevantes nas operações que entregou, automatizando e unificando sistemas. Vidotti liderou a transformação digital e inovação da Tok&Stok e teve passagens por grandes companhias, como Grupo SBF (Centauro e Nike), Grupo Pão de Açúcar e BRQ.
O profissional tem MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e é bacharel em Matemática com ênfase em TI pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
WMcCann
A WMcCann promoveu Dani Toda e Bianca Repsold a diretoras de Produção Integrada, sob a liderança de Camila Naito, diretora-executiva da área.
Diante das inovações tecnológicas e mudanças no mercado, as novas diretoras têm a missão de tornar a Produção Integrada mais eficaz e multidisciplinar, visando fortalecer a equipe e gerar maior impacto nos resultados dos clientes e dos negócios.
“Queremos manter o olhar mais eficiente para a área, explorando soluções integradas e tecnológicas para nossos clientes e, ao mesmo tempo, valorizar as grandes mulheres talentosas que estão aí. Estes são os passos necessários para avançarmos, e isso é sempre feito em time”, diz Camila Naito.
Dani Toda tem 24 anos de experiência no mercado. Formada em Desenho Industrial pela FAAP, soma em seu currículo a passagem por empresas como Publicis, Hungry Man, Grey e Lew’Lara. A profissional já atendeu marcas como GM, Nestlé, Carrefour, Heineken e Yakult e conta com trabalhos já reconhecidos em premiações como Cannes Lions, CLIO Awards, D&AD, El Ojo, LIA e CCSP.
Bianca Repsold assume a liderança do time de Produção Integrada da WMcCann Rio de Janeiro. Formada em Publicidade e Propaganda pela FACHA, tem mais de 20 anos de experiência, passou por agências como NBS, NeoGama/DPZ, Binder, Artplan, DM9DDB, realizando projetos para marcas como Grupo EBX, Governo do Estado do RJ, KFC, Banco do Brasil, Correios (Sedex), Domino’s, Rock in Rio, Embratur, Rede Globo e Globosat, entre outras. Em sua carreira, destaca o case “Juntos a magia acontece – Papai Noel Negro”, da WMcCann para Coca-Cola. Ainda conta com trabalhos premiados em festivais como Cannes Lions, The One Show, New York Festival, FIAP Awards, LIA Awards, El Ojo, Effie Latam e Brasil, Clio Awards e CCSP.
Em 2023, a WMcCann foi a agência que mais contratou filmes dirigidos por mulheres, segundo o relatório Free The Work.
Imagens: Divulgação