O Single’s Day, realizado em 11 de novembro, nasceu em uma universidade para ser a data “oposta” ao Dia dos Namorados. O gigante chinês do varejo, Alibaba, transformou a ocasião em um enorme evento de vendas. A cada ano, nessa data, os internautas gastam bilhões comprando produtos nas maiores plataformas de comércio eletrônico da China.
Estimativas de mercado mostram que, em 2018, o evento movimentou mais de US$ 53 bilhões em vendas. “O Single’s Day se tornou o maior festival de varejo do mundo, superando a Black Friday. Ele vende em apenas um dia mais do que todo o varejo brasileiro em dois anos”, explicou Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS&Gouvêa de Souza.
Embora ainda muito restrito a países da Ásia, como Japão e Coreia do Sul, além da própria China, o Single’s Day vem crescendo e já tem adeptos nos Estados Unidos, dando sinais de que está chegando por aqui. “Todo mundo quer de alguma forma aproveitar esse grande festival de vendas. Na China, inclusive os próprios concorrentes do Alibaba passaram a entrar no Dia do Solteiro e fazer promoções, o que até alguns anos atrás era difícil de conceber”, disse Yamashita.
A Americanas.com, por exemplo, vai realizar no Brasil, o evento “11/11 – Maior Festival de Compras do Mundo”. Na ocasião, os mais de 8 milhões de itens vendidos diretamente da China, via cross border, estarão com até 80% de desconto e terão frete grátis no site.
No evento de compras das Americanas, estarão disponíveis mais de 1,8 milhão de marcas de produtos como smartbands, fones de ouvido, drones, perfumes e relógios, entre outros. Além disso, na data o cliente poderá utilizar cupons de oferta disponíveis no site e nas mídias sociais da marca.
A companhia também realizará uma ação promocional por meio de um jogo no aplicativo Americanas.com, no qual os consumidores precisam quebrar um biscoito da sorte em formato de panda para ganhar um cupom de desconto.
“Nossa operação de cross border foi lançada há sete meses e já conta com mais de 8 milhões de ofertas para os clientes. Resolvemos trazer para o Brasil um evento já tradicional na China e criar uma nova data no calendário do e-commerce brasileiro. Neste evento, selecionamos marcas exclusivas, produtos diferenciados e ótimas condições, que nossos sellers prepararam especialmente para os clientes brasileiros”, explicou Fabio Abrate, CFO e diretor de Relações com Investidores da B2W Digital.
Para o executivo do Grupo GS&Gouvêa de Souza, a estratégia da Americanas é natural, pois a tendência é tornar a ocasião um festival de compras global. “Uma estratégia claríssima que foi adotada pelo Alibaba no ano passado é a expansão deste festival de vendas para fora da China. Inclusive rebatizou o Single’s Day para Global Shopping Festival. No ano passado, a companhia fez propagandas do Dia do Solteiro nas pontes de Nova York, mostrando claramente que a próxima fronteira do Alibaba para este festival é a expansão internacional”, afirmou.
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