São muitos os frequentadores dos shoppings centers, mas eles compartilham um perfil único, que representa características a serem consideradas para que lojistas possam tomar decisões assertivas.
Tal perfil foi delineado pela pesquisa ‘Perfil do Frequentador de Shopping Center’, que é realizada pela Abrasce desde 2004. Esta edição do estudo quantitativo entrevistou 3.327 frequentadores de empreendimentos associados, nas cidades de Brasília, Belém, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto (SP) e São Paulo.
Descubra abaixo quem são os principais visitantes dos shopping centers:
1 – Mulheres
Elas são maioria no shopping, representando 59% dos frequentadores. Porém, quando o assunto é a frequência da visita, elas saem perdendo: o gênero masculino visita o shopping oito vezes ao mês. Elas, sete.
2 – Solteiros
Quem ainda não se casou representa 63% dos frequentadores de shopping center. 30% são casados, 5% divorciados e 2% viúvos.
3 – Querem comprar
Frequentadores com intenção de compra representam 37% do total. Outros interesses de menor aderência, e quase equiparados, são alimentação, passear, utilizar serviços, entre outros.
4 – Acompanhados
Embora os frequentadores que vão sozinhos ao shopping representem 40% do total, visitantes acompanhados são maioria. A fatia de famílias é de 34%. Grupos de amigos, 22%. Namorados, 12%. E os demais são 2%.
5 – Chegam de transporte público e coletivo
Ônibus, trens e metrô conduzem 45% dos frequentadores ao shopping center. Outros 33% utilizam carro e moto. Aqueles que vão a pé representam 19%. Outras formas, 3%.
6 – Vão de casa para o shopping
Quem estava em domicílio antes de se dirigir ao shopping center representa 57% dos frequentadores.
7 – Permanecem, em média, 1h15 no shopping
Este é o tempo médio de permanência do visitante. Mais precisamente, 76 minutos. Em 2012 e 2006, o tempo médio era de 73 minutos.