As vendas pela internet têm se tornado cada vez mais frequentes e esse mercado promete crescer ainda mais nos próximos anos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, o comércio eletrônico irá dobrar até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano.
O principal fator para esse crescimento no e-commerce virá de novos consumidores virtuais. Fabio Ricotta, especialista em Marketing Digital de Performance e CEO da Agência Mestre, acredita que as empresas devem ficar ainda atentas a esse mercado.
“Mesmo empresas pequenas, como a loja de bolsas do bairro, podem se dedicar às vendas online, pois com isso podem dobrar suas vendas”, explica. Além disso, vender online traz uma quantidade maior de possíveis clientes, pois a empresa amplia os limites e não se prende a vender somente na cidade ou região.
Para Ricotta, a comodidade de comprar online é um fator muito importante para efetuar a venda. “O cliente pode comprar em qualquer hora e de qualquer lugar, desde que esteja conectado, pois o horário de vendas acontece 24 horas por dia”, destaca. Outro fator importante que ele conta é que os clientes não precisam enfrentar nenhuma fila para realizar suas compras, e isso é muito relevante principalmente para quem não tem tempo, pois vive uma rotina corrida.
O especialista explica que as lojas online precisam ter um estoque de seus produtos, afinal, vender online amplia as possibilidades de novos clientes, e assim as vendas também aumentarão. “Os clientes gostam de ser atendidos na hora, então as empresas precisam estar preparadas para assim que a compra for efetuada o produto já seja despachado, evitando atrasos no prazo de entrega”, enfatiza.
Como gerar proximidade com o cliente
Outro ponto importante para o empresário, segundo Ricotta, é que o processo de compra e venda é totalmente automatizado, necessitando de uma equipe reduzida, o que diminuirá os custos. Entretanto, ele revela que esse fator também pode ser uma objeção, pois fica mais difícil se aproximar do cliente para gerar confiança. “O atendimento ao cliente é fundamental, e pela internet o processo é um pouco diferente, mas pode ser realizado com algumas estratégias, como por meio de videoconferências ou chats online”, explica.
Ricotta conta que o sistema de chat é importante para ficar mais próximo do cliente, principalmente quando existem dúvidas, pois elas podem ser sanadas na hora. Ele explica que, de acordo com a quantidade de visitas do site, é necessária uma equipe para agilizar o processo, mas se a empresa estiver começando, apenas uma pessoa é suficiente para controlar e tirar as dúvidas. “O sistema do chat facilita a aproximação com o cliente e se for bem executado consegue facilmente quebrar essa objeção e consequentemente vender mais” reforça.
Assim, o especialista aconselha que as lojas online priorizem a automatização do site para ficar mais próxima do cliente, fazendo ele sentir-se único. “As pessoas gostam de se sentir especiais, e se elas tiverem um atendimento rápido e personalizado será mais fácil criar um sentimento de proximidade”, finaliza Ricotta.