A Kimberly-Clark está fortalecendo sua atuação no canal de farmácias no Brasil, segmento que já responde por 40% da receita da empresa no País. Para atender os consumidores que visitam uma farmácia em busca de produtos de higiene pessoal, a multinacional norte-americana tem investido em tecnologia, dados e governança para aprimorar sua performance e atender melhor os consumidores.
A Kimberly-Clark mantém parcerias com empresas de tecnologia que utilizam soluções baseadas em Inteligência Artificial para ajudar as farmácias a personalizar o abastecimento das prateleiras, garantindo o sortimento ideal em cada ponto de venda, o que pode aumentar as vendas em até 70%.
“O abastecimento das lojas tem muitas complexidades envolvidas, como a demanda por diferentes tamanhos, segmentos ou formatos das nossas fraldas Huggies, por exemplo, além das oportunidades de atender ao consumidor com itens adicionais que eles estão buscando, mas podem não encontrar”, destaca Maury Mejlachowicz, diretor de Excelência Comercial da Kimberly-Clark.
A Kimberly-Clark também remodelou sua estrutura comercial, separando a gerência de vendas entre grandes redes e independentes, e redesenhou sua governança para integrar áreas e capacitar equipes em ferramentas digitais.
O canal de farmácias segue em ascensão no segmento de cuidados pessoais, tendo avançado 7,2% em 2023 em comparação com o período anterior, segundo dados da pesquisa da Mtrix.
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