De olho nas práticas ESG, a Da Vinci Gourmet, marca da empresa Kerry, se juntou à Gerando Falcões para investir na formação de jovens. O projeto “Gerando Baristas” visa oferecer um curso de formação básica de barista para 30 jovens, em sua maioria negros e moradores de favela. Um dos objetivos do curso é que eles experienciem todos os elos da cadeia do café, desde a colheita até a xícara.
O programa começou no dia 30 de novembro e duração total de 64 horas, divididas em 16 aulas matutinas ou vespertinas. Além de ensinamentos teóricos, o curso oferece aulas práticas diárias com especialistas do setor. Entre os profissionais convidados, estão Gabriel Guimarães, barista da Unique Cafés e campeão brasileiro da Coffee in Good Spirits (2019), e Thiago dos Santos, mixologista da Kerry.
“Na Kerry estamos comprometidos em promover mais oportunidades para grupos sub-representados no mercado de trabalho. Acreditamos que ações afirmativas como esta são fundamentais para possibilitar a inclusão e mudar a realidade”, afirma Marcio Luz, presidente da Kerry no Brasil e Cone Sul.
Para incentivar os jovens a concluírem o curso, foram disponibilizados transporte e alimentação para os alunos. Além disso, a inclusão no mercado de trabalho também foi contemplada. A rede Cherin Bão ofereceu a possibilidade de primeiro emprego para todos os jovens após a conclusão do curso.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, o acesso a vagas ainda é desigual entre diferentes grupos da população. Entre os 10 milhões de desempregados no País, a taxa de pessoas negras teve crescimento de cerca de 14%.
“Esses números são a principal razão para pensarmos em projetos como esse. Com o apoio da iniciativa privada em conjunto com equipes que conhecem o dia a dia e as necessidades desses jovens, esperamos fazer a diferença no futuro desses jovens e de suas famílias”, destaca Letícia Gabrieli de Oliveira, coordenadora de qualificação profissional unidade de Poá da Gerando Falcões.
Imagem: Divulgação