Em mais um movimento de marcas passando a falar diretamente com o consumidor final, o chamado DTC (Direct-to-Consumer), o Grupo La Pastina, composto pelas unidades de negócio La Pastina, World Wine e Restaurante Enosteria, inaugurou na Rua Oscar Freire, nos Jardins, região nobre de São Paulo, a Casa La Pastina. A empresa, que tem 75 anos de história, é uma das maiores importadoras de alimentos e vinhos do Brasil.
A loja-conceito tem dois andares e 620 m² que tem por objetivo, segundo o grupo, “proporcionar uma experiência completa e total imersão na identidade e valores da La Pastina”. A fachada é quase toda aberta, o que permite que a luz solar penetre por todo ambiente e garante uma sensação de bem-estar interior.
O projeto é do arquiteto Manoel Alves Lima, do escritório FAL Design Estratégico, e permite que o cliente consiga explorar um leque de experiências da enogastronomia mediterrânea, como Empório, Caffè, Wine Bar, Restaurante, Panetteria, Rotisserie, Sorveteria, Espaço de Experiências e Gift Station.
A Gouvêa Consulting também atuou no projeto. “Realizamos um profundo entendimento da empresa, do mercado e dos consumidores, para propor e definir um modelo de loja que expressasse todo o DNA da marca, quanto a serviços, atendimento, integrações, mix de produtos, experiências, historiografia e relacionamento institucional. Um verdadeiro PDX – ponto de vendas – completo”, define Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting e colunista da Mercado&Consumo.
Empório, restaurante e wine bar
Com a proposta de fugir do formato de supermercado, o Empório da La Pastina possui um trabalho de visual merchandising que tem como foco criar uma atmosfera aconchegante, capaz de orientar o consumidor e destacar os diferenciais de cada produto. A área mescla a oferta de itens de prateleira com os serviços assistido para pães, frios e queijos frescos, além da rotisseria.
O projeto do salão do restaurante e bar explora elementos naturais, com paredes de pedras inspiradas na região do Mediterrâneo – origem da família La Pastina. A irregularidade da superfície das paredes também age para abafar a reverberação do som, melhorando o conforto acústico do espaço. Além disso, uma grande parede verde ajuda a proporcionar frescor e textura ao ambiente.
“Existem claras razões pelas quais a indústria e as marcas passaram a desenvolver operações próprias de varejo tanto físico quanto digital, seja B2B, B2C ou até B2B2C. Estas razões passam principalmente por estreitar o relacionamento direto com quem consome e manter um ‘termômetro’ em tempo real com o mercado” analisa Jean Paul Rebetez. “Ao manter esse contato direto com os consumidores, toda a organização se transforma, viabilizando novos negócios e melhorando as margens, o que gera uma oportunidade única para apresentar da melhor maneira seus produtos e serviços para o mercado e stakeholders.”
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