De olho na segurança dos consumidores, cerca de 120 lojistas da alameda Gabriel Monteiro da Silva, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, se juntaram para criar uma rede de segurança compartilhada. São cerca de 60 totens espalhados pelos 3 quilômetros da alameda, que vai da avenida Rebouças até a Marginal Pinheiros.
A rede apostou em totens azuis, com um design diferenciado e iluminados por leds. O objetivo por trás da ideia é manter o estilo sofisticado das lojas presentes na alameda. O estilo visa criar uma identidade que mostra de forma ostensiva que a região é protegida por um sistema único.
Além da iluminação de Led, os totens são equipados com QR Code que servem de pontos de comunicação com a central de monitoramento da empresa. Através dele, qualquer transeunte que presencie ato criminoso pode entrar em contato com a central 24 horas para informar a ocorrência. Equipes terrestres também fazem rondas e completam a rede de segurança oferecendo apoio especializado.
Juntamente com os totens, são utilizadas câmeras dotadas de inteligência artificial que detectam movimentos anormais na via, como pessoas em fuga, por exemplo. Os aparelhos também conseguem perceber motos trafegando em calçadas e outras ações que fogem ao comportamento padrão.
“A proposta é criar uma barreira de proteção em toda extensão da alameda, de maneira que se forme um corredor comercial seguro, onde os clientes possam fazer as suas compras como num shopping a céu aberto”, explicou Luciano Caruso, diretor e co-fundador da Cosecurity, startup envolvida no projeto.
Visão dos Lojistas
Como citado, o projeto de uma rede de segurança foi aderido pela Associação Gabriel Monteiro, que representa cerca de 120 lojas. “Ter uma empresa só que monitora e gerencia as imagens é muito importante para agilizar a comunicação com a polícia, no caso de haver uma ocorrência”, destacou Fábio Berbari, empresário e ex-diretor financeiro da Associação de Moradores e Comerciantes da Alameda Gabriel Monteiro da Silva.
O empresário ainda destacou que a identidade visual adotada pela Cosecurity para o projeto é o grande diferencial. “O design único e a padronização facilita a identificação. O sistema não apenas sustenta os equipamentos, mas identifica toda a rede de peças em operação”, completa.
Nesse sentido, Berbari afirmou que com a implementação da rede de segurança espera aumentar as vendas. “Uma vez que você tem um ambiente seguro e propicio para os negócios, o cliente se sente mais à vontade para fazer suas compras”, disse.
Para Chen Gilad, CEO da Cosecurity, a proposta do projeto é ir além da proteção individual. “A parceria com poder público, integração da segurança e posicionamento de totens com visual ostensivo, cria uma área de segurança que inibe a ação dos criminosos”, ressaltou.
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