A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a LG Electronics anunciou o novo presidente da marca no Brasil; o Grupo Heineken confirmou seu novo vice-presidente de Produção; e a BMW Group anunciou seu novo CFO.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
LG Electronics
A LG Electronics, empresa do segmento de tecnologia e produtos eletrônicos de consumo, anunciou Daniel Song como novo presidente da marca para as operações no Brasil a partir de janeiro de 2023. O novo presidente assume o desafio de seguir a estratégia de expansão de negócios da marca no mercado nacional, estreitar o relacionamento entre clientes e colaboradores, e reforçar e democratizar cada vez mais a tecnologia e inovação para todos.
Daniel Song, que atua na empresa há mais de 28 anos, ocupava até então o cargo de presidente da LG Electronics México. O executivo está familiarizado com o mercado brasileiro, pois atuou no país entre os anos de 2007 e 2010 como diretor de produto de Áudio, e de 2013 a 2014 como vice-presidente de produto e líder das áreas de TV e Áudio.
“Estou muito animado em voltar para a LG Electronics do Brasil e confiante de que podemos alcançar o máximo, reforçando o compromisso da marca de trazer e criar uma vida melhor para os consumidores por meio da tecnologia”, afirmou.
Heineken
O Grupo Heineken divulgou a chegada de Rodrigo Bressan como novo vice-presidente de Produção a partir do primeiro dia de janeiro. O executivo será responsável por consolidar processos produtivos com foco em sustentabilidade e eficiência, prezando pela qualidade que sempre fez parte das cervejarias da companhia. Rodrigo vai se reportar diretamente para Mauricio Giamellaro, presidente da cervejaria no Brasil.
“Ao longo da minha trajetória no Grupo Heineken tive a oportunidade de conhecer de perto algumas de nossas principais cervejarias no Brasil e, com isso, estou bastante familiarizado com nossa cultura. Agora, espero continuar com o trabalho diligente que já vem sendo feito nacionalmente, pensando em implementar uma produção com altos níveis de eficiência e, claro, com um foco cada vez maior na sustentabilidade,” explica Bressan.
O executivo ingressou no Grupo Heineken em 2016 como diretor das cervejarias de Ponta Grossa/PR e Gravataí/RS. Ao longo dos anos, esteve à frente de expansões em Ponta Grossa e, mais recentemente, atuou como líder da Região Centro-Sul com 4 cervejarias: Ponta Grossa (PR), Alexânia (GO), Igrejinha (RS) e Blumenau (SC). Rodrigo possui bacharelado em engenharia de alimentos pela Universidade Federal de Viçosa.
BMW Group
O BMW Group anunciou que o atual CFO do BMW Group Serviços Financeiros, Holger Spiegel, assumirá a posição de CFO do BMW Group Serviços Financeiros no Canadá a partir de 1º de abril. Com isso, Ricardo Cardoso, atual gerente de Contabilidade e Relatórios do BMW Group Serviços Financeiros de Portugal, assumirá como CFO no Brasil a partir do mesmo mês. Em suas responsabilidades, Ricardo se reportará a Mario Janssen, CEO do BMW Group Serviços Financeiros no Brasil.
O executivo alemão Holger Spiegel é engenheiro formado pela Universidade Wuerzburg-Schweinfurt, com MBA em negócios internacionais pela mesma instituição e PhD em gerenciamento estratégico pela Universidade Comenius. Ele havia assumido a posição de CFO do BMW Group Serviços Financeiros no Brasil em fevereiro de 2019 e, anteriormente, liderou a direção financeira na BMW Motorrad em Manaus, entre 2016 e 2018. Com expertise de quase 30 anos em posições de liderança no setor, Spiegel teve ainda experiência em projetos na Turquia, Estados Unidos, Japão, Romênia e Hungria.
O português Ricardo Cardoso, que assumirá como CFO do BMW Group Serviços Financeiros no Brasil, soma 13 anos de atuação no BMW Group Portugal, passando por áreas de contabilidade, relatórios, gestão fiscal e tesouraria. O executivo também já havia assumido cargos de liderança na SGG – Deloitte anteriormente. Graduado em contabilidade e auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (Iscac), Ricardo acumula mais de duas décadas de uma carreira dedicada à área financeira.
VTEX
A VTEX, plataforma global de comércio digital para grandes empresas e varejistas, anunciou mudanças em sua estrutura organizacional para refletir sua estratégia de negócios para 2023. As novidades são: a união das equipes de Vendas e Experiência do Cliente (CX), que passam a ser lideradas pela vice-presidente, Rafaela Rezende; e a consolidação das áreas de Marketing, Eventos e Parcerias, sob a liderança do vice-presidente, Rodolpho Cavadas.
Rafaela Rezende tem 18 anos de experiência em Comércio Digital, tendo atuado em empresas de varejo e tecnologia como B2W e iFood, em diferentes áreas, como marketplace, comercial, e novos negócios. Na VTEX Brasil há dois anos e meio, lidera o time que atua junto à base de clientes da empresa no País para propor soluções de tecnologia e arquitetura de sistemas que ajudam na digitalização e crescimento do varejo e indústrias.
Entre seus novos desafios estão aumentar a base de grandes clientes de VTEX no Brasil e garantir sua evolução, por meio do conhecimento profundo tanto em arquitetura de negócios, quanto de sistemas. A unificação da gestão das áreas de Vendas e Experiência do Cliente (CX) é um passo importante para a estratégia de negócios de VTEX em 2023.
A área passa a conhecer em detalhes as necessidades, desafios e soluções propostas aos novos clientes da plataforma, garantindo fluidez no processo de implementação desde o contato inicial, até o acompanhamento das operações após o “go-live” da marca ou varejista com a VTEX.
Farmax
O CEO da Farmax, Ronaldo Ribeiro, foi anunciado recentemente como o mais novo porta-voz do programa Liderança com ImPacto, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas no Brasil (ONU). A iniciativa tem o objetivo de atrair, engajar, sensibilizar e empoderar os líderes empresariais para acelerar a entrega dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela ONU, até 2030.
A partir do convite para aderir ao programa, Ronaldo Ribeiro passa a integrar o grupo de outros líderes e CEOs que buscam mudar o jeito de pensar e fazer negócios nas empresas e na sociedade, alinhando as práticas gerenciais e operacionais aos Objetivos Globais. O CEO da Farmax ganha a missão de ser o porta-voz do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, que tem como meta assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
“É uma honra ser um líder de ImPacto. A indicação é resultado de um processo criterioso e, portanto, uma grande responsabilidade. A Farmax é participante do Pacto Global da ONU. Estabelecemos metas de avanço nas esferas ambiental, social e de governança em relação ao ano de 2030. Nosso objetivo é mostrar as boas práticas da companhia, alinhadas ao ODS, incentivando outros líderes”, afirma.
Para fazer parte do programa, os CEOs são avaliados a partir de critérios de engajamento e integridade. A análise considera o envolvimento com o ODS defendido, a análise reputacional da empresa e do executivo, assim como o nível de engajamento com o Pacto Global da ONU no Brasil, além do alinhamento com as premissas e compromissos propostos pela iniciativa no País.
O CEO da Farmax será a 21ª liderança com ImPacto da ONU no Brasil. Ele se junta a outros nomes de peso no cenário nacional, como o CEO da Siemens no país, Pablo Fava, a presidente da Falconi, Viviane Martins, a presidente da SAP Brasil, Adriana Aroulho, o presidente da MRV, Eduardo Fisher Teixeira de Souza, entre outros.
MMA Latam
A MMA Latam, divisão Latino-Americana da maior entidade de marketing integrado à tecnologia do mundo, anunciou quem são os membros dos Conselhos Consultivo para o Brasil, Argentina e regional Latam, de 2023. Presidem os Boards da América Latina e do Brasil, respectivamente, as executivas Patrícia Borges, VP Executiva da Diageo e Renata Vieira, CMO da Reckitt Hygene Comercial.
Também no Brasil, as marcas, agências e players da indústria que compõem o Conselho deste próximo ciclo que vem são: Visa, Heineken, Unilever, Rappi, Itaú, Ambev, Diageo, J&J, Grupo Boticário, L’oréal, Mondelez, HPE, Pernod Ricard, Mercado Bitcoin, Black Influence, CP+B, Logan, ID, VidMob, Bullet, Ideal H+K, Creators, Reckitt Comercial, Druid, Americanas SA, WMcCann, WT Brasil, Spotify, Mercado Ads, Globo e Adsmovil.
Os executivos membros do Conselho são CMO’s, VP’s, CEO’s, diretores e grandes lideranças de Marketing. São nomes como Camila Novaes, diretora de Marketing do Cliente e Líder de Diversidade & Inclusão da Visa, Alvaro Garcia, CMO da Mondelez, Gabriela Comazzetto, head Global Business Solutions do TikTok, Ricardo Silvestre, CEO da Black Influence, e Manzar Feres, diretora geral de Publicidade da Globo.
Imagens: Divulgação