A NRF Retail’s Big Show, a maior e mais influente feira de negócios mundial voltada ao varejo, que acontece anualmente na cidade de Nova York, dita tendências e compartilha boas práticas para diversos segmentos. A sua 113ª edição trouxe como foco a retomada e o avanço do varejo, por meio de muitos insights importantes para ajudar a compreender o papel do setor em um mundo impactado por uma onda de mudanças sem precedentes.
Estamos falando da “Era das Policrises”, na qual até 2025 especialistas apontam que ocorrerão diversos eventos regionalizados que vão impactar o varejo, tais como adaptação aos efeitos da pandemia, insegurança econômica, juros altos, polarização, inflação, desigualdade, mudanças climáticas extremas e catástrofes naturais, digitalização, mudanças no comportamento do consumidor, transição energética, avanço da Inteligência Artificial e muitas outras forças que, se combinadas, podem transformar em diferentes graus a realidade varejista.
Diante de todos esses acontecimentos, a NRF 2023 trouxe como prioridade geral e absoluta a necessidade de o varejo adaptar, repensar e reinventar as operações, principalmente quando falamos na preservação da saúde do caixa das empresas.
E, para isso, em um cenário de instabilidade e mudanças rápidas, a tomada de decisão precisa ser cada vez mais assertiva e, portanto, é necessário adotar todas as tecnologias e processos possíveis para aprimorar a eficiência operacional. Nesse aspecto, o uso de dados consolidados e confiáveis trazem ao varejo a munição crucial para entender as tendências e preferências de consumo, impactos sazonais e outros fatores que tornam o varejo tão dinâmico e, ao mesmo tempo, um ambiente com tantas oportunidades.
Em sua palestra durante o evento, Paige Thomas, presidente e CEO da Saks OFF 5TH (outlet omnicanal da rede varejista de lojas de departamento de luxo), enfatizou por exemplo, o quanto a empresa teve que se adaptar rapidamente às mudanças provocadas pela pandemia e discorreu sobre a digitalização forçada que a empresa sofreu em 2020, já que até esse período a Saks não tinha sequer um APP de relacionamento com o consumidor, uma importante ferramenta para geração de dados de clientes.
Paige reforçou que agora a companhia tem foco absoluto no estudo de dados para compreender melhor o comportamento do seu consumidor, cada vez mais frugal e muito conhecedor de tecnologia. Ele usa essas informações para monitorar o estoque e sortimento de acordo com os hábitos e preferências de compra, ou seja, os dados passam a ser obrigatoriamente essenciais para prever o que deve ser ofertado para ir de encontro às expectativas dos consumidores.
O CEO ainda destacou que a personalização é a chave do engajamento com o consumidor dentro da estratégia orientada à experiência omnicanal, eliminando todos os pontos de fricção possíveis existentes na jornada do cliente. Paige defende que as empresas varejistas, no fim do dia, precisam buscar recorrência e frequência do consumidor e fazer o possível para que ele veja motivos para voltar à loja, em qualquer versão de canal.
Sendo assim, esses insights da NRF 2023 reforçam os estudos e conceitos publicados recentemente pela Harvard Business Review (HBR): empresas que tomam decisões baseadas em dados têm maior chance de sucesso. À frente das tendências, a análise de dados de clientes no varejo tem a capacidade de antecipar futuras demandas do consumidor, preferências de canal, estratégias de relacionamento, personalização e também precificação.
No âmbito operacional, por exemplo, para melhorar o desempenho em todos os canais, a análise de dados pode ajudar varejistas e fornecedores a monitorar a demanda no nível da loja em tempo real, assim, é possível garantir que os itens mais vendidos permaneçam em estoque.
A visibilidade do desempenho promocional pode ajudar as empresas a adaptar suas táticas de marketing, previsão e reposição e identificar tendências sazonais, itens populares e oportunidades de venda para aumentar sua receita.
Além disso, os dados ajudam sua empresa a entender melhor a demanda e gerar uma experiência mais positiva dos seus clientes. Essa análise torna as compras mais relevantes, personalizadas e convenientes, o que aumenta a lealdade do seu consumidor.
Para obter uma visão abrangente dos resultados de negócios, incluindo tendências do consumidor e estratégias de crescimento, uma empresa precisa unificar e integrar todos os seus dados. Normalmente, as empresas de varejo funcionam em silos organizacionais, sempre trabalhando de forma isolada, não se comunicando ou cooperando para o sucesso do trabalho de outras equipes e da empresa em geral.
Portanto, os dados são fragmentados, obtidos em diferentes setores da organização, o que pode acarretar uma visão pulverizada de estratégias. A unificação de todas as informações pode ajudar a tomar melhores e mais rápidas decisões, usando uma fonte única e confiável de informações sobre seus produtos e clientes.
De fato, um plano que oriente a marca em relação aos dados e garanta que eles produzam maiores lucros para os negócios é cada vez mais importante.
Fernanda Dalben é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben.
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