A cidade de Alexânia, em Goiás, acaba de ganhar uma unidade da rede americana de cafeterias Starbucks. Nos próximos dias, outra loja será aberta em Goiânia, no mesmo Estado. Além disso, os planos de expansão da empresa para o Brasil preveem ainda a abertura, em 2023, de unidades em Fortaleza (Ceará) e no Recife (Pernambuco).
Com a chegada nesses mercados, a Starbucks passará a estar presente em 11 Estados do Brasil. No fim do ano passado, a marca já havia anunciado a chegada a Salvador, na Bahia. A inauguração da primeira unidade da Starbucks na cidade está prevista já para este primeiro trimestre.
“Estamos muito felizes em levar a ‘experiência Starbucks’ para perto de mais clientes brasileiros, confiantes de que nossas lojas se tornarão pontos de encontro para as pessoas se conectarem com a família e amigos através do café”, comenta Claudia Malaguerra, diretora-geral da Starbucks no Brasil. “Essas inaugurações são, sem dúvida, um marco para a Starbucks no Brasil, dando continuidade ao nosso compromisso em expandir a nossa presença no mercado nacional.”
Expansão a partir de 2019
Com a chegada da Starbucks aos Estados de Goiás, Pernambuco e Ceará, mais de 140 empregos serão gerados, muitos deles sem necessidade de experiência prévia. A marca abrirá Centros de Treinamento Starbucks em todos os novos mercados, onde realizará programas de capacitação que abrangem certificações de barista, práticas de atendimento, rotinas operacionais e cursos sobre a indústria do café, qualidade e segurança alimentar.
Para os partners (como são chamados os colaboradores) dos novos Estados, a marca também leva o projeto “Eu Sou”, que oferece apoio legal e psicológico a trans e travestis para retificarem seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o seu início, em 2020, o projeto já transformou a vida de mais de 70 pessoas no Brasil, apoiando colaboradores das lojas, escritórios corporativos e outros negócios operados pela SouthRock no Brasil, além de membros de ONGs parceiras.
A SouthRock tem um contrato de licenciamento com a Starbucks no Brasil desde 2018 e tem sido a responsável pela expansão da marca no País. Em 2019, após 11 anos atuando exclusivamente em São Paulo e Rio de Janeiro, a Starbucks inaugurou suas primeiras lojas no Sul, em Santa Catarina. Em dezembro de 2020, a expansão continuou, e a Starbucks iniciou sua operação em Brasília. Em 2021, a marca chegou em mais três mercados, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Imagens: Divulgação