Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O básico bem-feito não é como era antigamente!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
21 de fevereiro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Mais do que nunca estamos nos deparando nos negócios com várias ações, conceitos e termos cada vez mais usados pelos conhecedores de varejo, mercado e mídia, tais como: Inteligência Artificial (AI), Data & Analytics, Unified Commerce, Omni Fulfillment, Ponto de Venda Completo (PDX), Metaverso (ainda existe?!) Last Mile, Fast Delivery, Bots, ChatGPT e tantos outros…

Apesar de todas essas iniciativas, ora muito desenvolvidas, ora inexistentes, na maioria das organizações estamos em estágios tão embrionários que nem mesmo reconhecemos quais pessoas prestigiam nossos serviços e produtos. Nosso cliente não é reconhecido nestes diversos canais.

Levando-se em conta que a pessoa que consome é cada vez mais “figital” esse cenário piora, pois as empresas, na sua grande maioria, não conseguem nem ao menos identificá-la como cliente e muito menos elaborar estratégias, cultura, processos e tecnologia que se conectam para atendê-la melhor.

Todas as empresas dizem ser focadas nos seus consumidores, mas poucas de fato conhecem seus clientes e menos ainda os consideram em suas estratégias.

Desta maneira, sugiro sermos pragmáticos!

O básico bem-feito não é o mesmo de antigamente

Em um momento de “policrise” (termo utilizado pela WGSN na NRF de 2023 para se referir a crises múltiplas e diversas), nada mais oportuno do que fazer o básico bem-feito. Porém, esse básico bem-feito não é o mesmo que era antes, esse básico bem-feito passa pelo que realmente importa para os clientes.

A centralidade e a priorização das necessidades do consumidor nunca foi tão importante em termos de foco, pois a restrição orçamentária no Brasil e no mundo tornaram imperativa a priorização das ações que geram valor e impacto para os consumidores e o mercado de verdade.

Vejo esse momento com uma preocupação imediata para com a última linha do resultado nos negócios e, para que isso ocorra, a resposta sempre está com o cliente. Uma parte disso é o engajamento, a aquisição de clientes. A outra é a experiência do cliente e a jornada. Faça tudo o que puder para suavizar o caminho. Essa é a fórmula da recorrência e da aquisição de novos consumidores.

O caminho mais curto para “suavizar” a experiência de compra e ajudar na recorrência é sem dúvida integrar: sistemas, processos e pessoas. Sem a integração dificilmente evoluiremos para atender melhor e fazer o básico bem-feito.

Múltiplas ações sem foco determinado levam a nada e se mostram pouco sustentáveis.

Integrar canais é complicado. Temos diversos sistemas-legado que mal funcionam, processos mal desenhados nos quais o ponto a ponto é quase um “zigue-zague” e, por fim, uma cultura organizacional que olha para o seu problema e não para o todo.

Tudo isso parece muito desafiador para superar, mas com método e prioridade esse “nó” pode ser desfeito, e deve ser desfeito em benefício do cliente e do negócio.

Com tantas incertezas à frente e um consumidor extremamente preocupado com sua situação financeira – o que a Euromonitor chamou de “budgeteers” -, definitivamente as oportunidades de crescimento estão muito mais próximas do que pensamos. O olhar para dentro, o diagnóstico preciso e o pragmatismo devem ser o foco.

O básico bem-feito não é como era antigamente!

A era da abundância provavelmente acabou e em um cenário complexo e de recursos escassos, que tal sermos mais pragmáticos e sensíveis às demandas dos clientes?

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

ChatGPT: qual é o lugar da tecnologia na educação?

Próxima Postagem

Varejista Riachuelo lança marca de moda esportiva BodyWork

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejista Riachuelo lança marca de moda esportiva BodyWork

Varejista Riachuelo lança marca de moda esportiva BodyWork

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.