A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a Volkswagen anunciou seu novo CEO; a Nuvei confirmou sua nova diretora de Marketing para Mercados Locais; e a PicPay anunciou sua nova executiva de investimentos.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Volkswagen
A Volkswagen anunciou Ciro Possobom como novo CEO (Chief Executive Officer) da Volkswagen do Brasil. Ciro é o primeiro executivo brasileiro a assumir a posição de CEO da Volkswagen do Brasil e se reportará diretamente a Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen América do Sul.
Possobom ingressou na Volkswagen do Brasil em 2019 como vice-presidente de Finanças e Estratégias de TI da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul e teve papel fundamental na transformação dos negócios da empresa na região, com o esperado retorno de resultados operacionais positivos no ano fiscal de 2021.
Ciro Possobom é formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Paraná e tem MBA em finanças pelo Ibmec. Ele tem vasta experiência internacional, principalmente em países da América do Sul, Europa e Ásia. Por 21 anos, ele atuou na área financeira da Aliança Renault-Nissan, onde suas últimas funções foram CFO da unidade de negócios de Carros Elétricos e Baterias da Nissan Motor no Japão, vice-presidente de Finanças para Programas, Parcerias e Unidades de Negócios da Renault SAS em Paris e, desde 2017, foi vice-presidente de Administração, Finanças e Tecnologia da Informação da Nissan Latam.
Nuvei
A Nuvei, provedora de soluções para meios de pagamento, anunciou Carolina Libardi como sua diretora de Marketing para Mercados Locais. Líder de Marketing e Comunicação com mais de 10 anos de experiência na indústria de tecnologia, a executiva, que antes era responsável pelo Marketing da Nuvei em seis países da América Latina (Brasil, Colômbia, México, Peru, Chile e Equador), agora vai liderar também a área em mais de 20 países estratégicos para a empresa na Ásia, Europa, África e Oceania.
“Na América Latina, construímos uma estrutura de marketing que, em poucos meses, alcançou resultados valiosos para a empresa, que foram replicados em outros mercados. Agora, atuarei diretamente nessas regiões, levando a experiência obtida aqui, sendo a conexão das áreas comerciais com as equipes de marketing locais, para definir as estratégias de marketing que ajudarão no crescimento da empresa em cada país”, comenta Libardi.
Formada em relações públicas pela Faculdade Cásper Líbero, Carolina tem experiência no desenvolvimento e execução de planos integrados de marketing e comunicação com foco B2B. Antes da Nuvei, a executiva passou por empresas como Intuit, Suse, UL Solutions, WorldPay e Aspect Software.
PicPay
A PicPay divulgou a chegada de Patricia Whitaker como executiva de investimentos da companhia. Com quase de 20 anos de experiência, Whitaker tem amplo conhecimento em investimentos, com atuação relevante na XP. Também tem passagens pelo Nubank, startups e venture capital.
O foco da companhia agora é investir na diversificação do seu portfólio. Com isso, o PicPay está estruturando uma unidade de negócios voltada a investimentos para identificar oportunidades e ofertar produtos que tornem o app ainda mais completo para os usuários.
A profissional é formada em administração de empresas pela Fundação Álvares Penteado (Faap).
Cushman & Wakefield
A Cushman & Wakefield, empresa especializada em serviços imobiliários corporativos, anunciou Herman Faigenbaum como novo CEO para a América do Sul. Herman iniciou sua carreira na Cushman & Wakefield em 2005 como diretor geral na Argentina, e nos últimos cinco anos foi progressivamente assumindo a gestão dos outros países, começando pelo Chile e depois assumindo toda a região Hispânica.
Antes da Cushman & Wakefield, o executivo ocupou outros cargos executivos na América do Sul e nos EUA, e tem sido ativo no meio acadêmico.
“Terei o desafio de promover o crescimento por meio de um trabalho integrado em todos os países e todas as áreas da região para melhor servir nossos clientes e atrair novos negócios”, afirma.
LUZ
A LUZ, empresa do varejo de energia elétrica, anunciou o publicitário Rafael Maia como o novo CEO da companhia. O executivo tem passagens bem-sucedidas pela Nielsen, Reckitt Benckiser Group e Flash.
“Vamos mostrar para o consumidor que estamos aqui para revolucionar o mercado nacional, com tecnologia e outros diferenciais que, até então, não existiam no Brasil”, afirma.
Maia é formado em comunicação social com ênfase em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Imagens: Shutterstock