O órgão regulador de concorrência do Reino Unido disse nesta quinta-feira, 6, que está avaliando se a proposta de compra da iRobot Corp. pela Amazon, avaliada em US$ 1,7 bilhão, poderá prejudicar concorrentes de forma significativa e solicitou comentários sobre o assunto.
Em comunicado, o regulador britânico disse que o convite para comentários será a fase inicial de um processo de coleta de informações, antes que uma investigação formal seja lançada.
Em setembro do ano passado, a iRobot – fabricante do aspirador de pó robô Roomba – disse que a agência federal de comércio dos EUA (FTC, pela sigla em inglês) havia formalmente solicitado documentos de ambas as empresas que expliquem o propósito e justificativa do acordo.
Segundo comunicado da iRobot, as empresas irão cooperar com a investigação da FTC. Após a investigação, que normalmente demora até um ano, a FTC poderá bloquear a fusão, buscar concessões, como venda de ativos, ou não tomar qualquer medida, permitindo que o acordo seja concluído.
“Estamos trabalhando de forma cooperativa com os reguladores relevantes em sua revisão da fusão”, disse um porta-voz da Amazon.
Anúncio da compra
O anúncio da compra da iRobot pela Amazon foi anunciada em agosto do ano passado. A ideia da varejista online foi acrescentar mais um produto para casas conectadas em seu portfólio.
“A Amazon compartilha nossa paixão por construir inovações pensativas que capacitem as pessoas a fazer mais em casa, e não consigo pensar em um lugar melhor para nossa equipe continuar nossa missão. Estou extremamente animado por fazer parte da Amazon e ver o que podemos construir juntos para os clientes nos próximos anos”, afirmou, à época, Colin Angle, CEO da iRobot.
A Amazon concordou em pagar US$ 61 por ação, em um acordo totalmente feito em dinheiro. “Ao longo de muitos anos, a equipe da iRobot provou sua capacidade de reinventar como as pessoas limpam com produtos incrivelmente práticos e inventivos. Estou animado para trabalhar com a equipe do iRobot para inventar de maneiras que tornem a vida dos clientes mais fácil e agradável”, disse Dave Limp, SVP da Amazon Devices.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock