Chandon lança plataforma para solucionar dúvidas do consumidor

Ferramenta utiliza tecnologias de social listening e search behavior

Atenta às tendências customer centric (ou de colocar o cliente no centro), a Chandon desenvolveu uma plataforma de serviços capaz de solucionar as principais dúvidas de seu consumidor. Através de tecnologias de social listening e search behavior, a marca capta os questionamentos relacionados a ela por meio de buscas no Google ou postagens nas redes sociais.

Entre esses questionamentos, podem estar, por exemplo, “o que é terroir?”, “quais são os tipos de espumantes?”, “como harmonizar espumantes?”, dentre outros que somam mais de 100 mil buscas e posts por mês.

Além do processamento dos resultados, a plataforma possibilita a entrega de conteúdo com as respostas esperadas pelo consumidor. Esse conteúdo é produzido pelo Squad Chandon, um grupo de pessoas da comunidade da marca que foram escolhidas por ressaltar os valores que se aproximam da Chandon e que representam uma pluralidade de talentos brasileiros. Faz parte do Squad Chandon, entre outros profissionais, a jornalista e mixologista Néli Pereira, que pesquisa brasilidades e ensina a preparar drinks com Chandon Passion.

A jornalista e mixologista Néli Pereira pesquisa brasilidades e ensina a preparar drinks com Chandon Passion
A jornalista e mixologista Néli Pereira pesquisa brasilidades e ensina a preparar drinks com Chandon Passion

Consumo de bebida cresceu em 2022

A pandemia gerou forte impacto nas vendas online de bebidas e alimentos. O faturamento dessas categorias quase triplicou, atingindo R$ 2,86 bilhões em 2021, contra R$ 1,09 bilhão em 2019. Em 2022, o setor apresentou crescimento de 18% no faturamento, segundo dados da Neotrust, empresa que faz monitoramento do e-commerce brasileiro.

O aumento da oferta de frete grátis foi um dos fatores que ajudaram a fomentar esse hábito, destaca Paulina Dias, head de Inteligência da Neotrust. “O setor contou com a entrada de muitos novos consumidores, que na pandemia criaram o hábito de comprar alimentos e bebidas online. Enquanto em 2019 apenas 31% das compras online contaram com frete grátis, em 2021 essa facilidade foi oferecida em 63% das compras”, explica.

Segundo levantamento, no último ano as mulheres lideraram as compras de alimentos (59,4%) e os homens, as de bebidas (63,7%), com destaque para consumidores entre 36 e 50 anos de ambos os gêneros. O cartão de crédito foi a forma de pagamento utilizada em 75% das compras de alimentos e em 93% das compras de bebidas.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagens: Shutterstock e Divulgação

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