Quando tudo a sua volta está mudando, o que você pode fazer para oferecer a seus clientes algo que realmente faça a diferença?
Talvez a primeira coisa a fazer seja parar definitivamente de dividir o consumidor em duas categorias: o tradicional – aquele que vai à loja, escolhe um item, entra na fila do caixa, pega a carteira, paga a conta e sai do estabelecimento – e o online – que prefere fazer suas comprar no site, onde e quando quiser, e receber o produto em casa.
O cliente, na verdade, é um só. Seja numa loja física, seja num site ou aplicativo de compras, ele é o mesmo. Isso significa que quer ser liberado de tarefas maçantes para usar seu tempo e energia naquilo que realmente tem importância para ele. Ele também tende a dar atenção somente a quem seja capaz de falar diretamente com ele, de forma personalizada, levando em conta sua vida, seus interesses, seus gostos e seus desejos. Por fim, caracteriza-se por sua extrema preocupação com segurança e privacidade.
Entender tudo isso é o primeiro passo que o varejista precisa dar para eliminar barreiras ao consumo e potencializar seu negócio. O segundo passo, no entanto, é igualmente importante: adotar soluções para dialogar com seus clientes – no mundo real ou virtual – e oferecer-lhes ainda mais conveniência, facilidade e segurança para adquirir produtos e serviços.
Por isso, cada vez mais buscamos desenvolver essas soluções. Trabalhamos para dar aos consumidores a possibilidade de comprar de forma simples e para oferecer ao varejista meios que lhe permitam aceitar transações de maneira rápida, segura e eficiente.
Um dos resultados desse trabalho é o Masterpass, um verdadeiro ecossistema que eleva a experiência de consumo a um novo patamar. Com um único cadastro, preenchido somente uma vez, simplificamos os processos de compra, descomplicamos a vida do consumidor e aceleramos a conversão para o varejo. Com o Masterpass, demos um importante passo para simplificar os pagamentos sem comprometer a segurança, oferecendo recursos que as carteiras digitais desconhecem.
Nossa plataforma funciona como blocos de montar. Cada varejista pode plugar nela recursos de acordo com as necessidades de negócio. Não interferimos na gestão das bases de clientes. Nosso objetivo é simplesmente torná-las disponíveis a nossos parceiros, para que possam decidir qual a melhor forma de atender a seus consumidores e vender mais.
O consumidor que utiliza o Masterpass compra ingresso de cinema, aluga carro, reserva hotel e paga o jantar com um único clique, em lojas físicas ou online, pondo fim de vez às filas de espera e os infindáveis cadastros exigidos por lojas e aplicativos de compra. Já o varejista que aceita Masterpass elimina barreiras de consumo e pode oferecer benefícios tangíveis – promoções exclusivas, condições de pagamento especiais, acúmulo de pontos –, pavimentando o caminho para a diferenciação da concorrência e para a fidelização do cliente. Masterpass permite ainda a oferta de incentivos e privilégios ou a realização de campanhas por essa ser uma plataforma holística e modelável.
Mas como conveniência e personalização não são nada sem segurança, Masterpass reduz sensivelmente riscos e assegura a privacidade do portador. A partir do momento em que as informações pessoais e os números de cartão são cadastrados eles ficam protegidos, pois não trafegam quando se faz uma transação de pagamento.
A plataforma é dotada ainda de recursos para garantir a transação (que ela não seja interceptada no meio do caminho) e o evento de compra (assegurar que aquele item específico está mesmo sendo adquirido por aquele cliente específico). Além disso, até o final deste ano, estará equipada para integrar novos mecanismos que ampliam ainda mais a segurança, como o Mastercard Identity Check Mobile, a solução para autenticação de pagamentos que utiliza biometria – impressão digital e reconhecimento facial.
Tradicionalmente, os métodos de verificação de identidade existentes levam os compradores para fora do site ou do aplicativo da loja e geralmente exigem que insiram uma senha para concluir a compra. O Mastercard Identity Check Mobile elimina as senhas. O portador do cartão pode verificar sua identidade utilizando o scanner de impressão digital ou o reconhecimento facial, bastando tirar uma ‘selfie’ em seu smartphone.
Para o varejista que deseja reduzir fricção e alavancar seu negócio, o Masterpass apresenta-se como solução que permite dialogar com clientes – seja no mundo físico ou no virtual – e oferecer-lhes mais conveniência, facilidade e segurança para adquirir produtos e serviços.
Seja qual for o seu negócio, o nosso é proporcionar a você – e a seus clientes – uma experiência simples, segura e inteligente.
Valério Murta é VP de Produtos e Soluções da Mastercard Brasil e Cone Sul.