Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Oi corta projeções de resultados para os próximos anos em novo plano de negócios

Atualização tem como pano de fundo o novo pedido de recuperação judicial da tele e a renegociação das dívidas com credores

Redação de Redação
25 de abril de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Oi

A Oi reduziu suas projeções de resultados para os próximos anos, conforme pode ser observado no plano de negócios atualizado que foi divulgado pela companhia na sexta-feira, 21. Na nova apresentação, os números de receita líquida, Ebitda, investimentos e fluxo de caixa ficaram abaixo do plano anterior, divulgado em 31 de dezembro de 2022.

O corte das projeções foi concentrado na Oi Fibra, braço que abrange o negócio de internet fixa por fibra ótica (Oi Fibra). O corte nas projeções consolidadas não foi maior porque o grupo subiu as expectativas para a Oi Soluções, que oferece serviços de conectividade e tecnologia da informação para empresas, e também para o seu braço que abrange os serviços legados e as subsidiárias SeRede (operações de campo) e Tahto (call center).

Para a receita líquida consolidada, a previsão atualizada é de se chegar a R$ 10,954 bilhões em 2024, R$ 12,935 bilhões em 2026 e R$ 15,137 bilhões em 2031. Houve, portanto, uma desaceleração das expectativas de evolução do faturamento, tendo em vista que no plano anterior a estimativa era de alcançar R$ 11,808 bilhões em 2024, R$ 13,305 bilhões em 2026 e R$ 16,058 bilhões em 2031.

Para o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado, a projeção atualizada é de R$ 863 milhões (2024), R$ 2,427 bilhões (2026) e R$ 3,982 bilhões (2031), contra uma projeção anterior que era de R$ 1,291 bilhão (2024), R$ 2,742 bilhões (2026) e R$ 4,266 bilhões (2031). O corte nos números do Ebitda refletem uma receita menor combinada com um aumento mais lento da margem.

Redução de investimentos

No caso dos investimentos (capex) consolidados, o plano atualizado aponta para: R$ 794 milhões (2024), R$ 807 milhões (2026) e R$ 599 milhões (2031), enquanto o plano anterior estavam em: R$ 1,015 bilhão (2024), R$ 936 milhões (2026) e R$ 932 milhões (2031). Na nova apresentação, a Oi citou que a alocação de recursos foi revisada, de modo que os aportes representem um aporte menor em termos de porcentuais perante a receita.

Outra métrica importante do plano revista para baixo foi o fluxo de caixa operacional (medido como ‘ebitda menos capex’) consolidado. O novo plano traz R$ 70 milhões (2024), R$ 1,620 bilhão (2026) e R$ 3,383 bilhões (2031), enquanto a versão anterior do plano apontava números mais robustos, especialmente no curto prazo: R$ 276 milhões (2024), R$ 1,805 bilhão (2026) e R$ 3,334 bilhões (2031).

A atualização do plano de negócios da Oi para os próximos anos tem como pano de fundo o novo pedido de recuperação judicial da tele e a renegociação das dívidas com credores, incluindo também a tomada de um novo empréstimo de US$ 275 milhões. As informações foram compartilhadas com os credores no âmbito dessas negociações e, posteriormente, divulgadas para o restante do mercado.

A Oi explicou que a alteração nos números está relacionada a uma série de fatores que transcorreram desde o fim do ano passado até aqui. Entre os fatores listados, por exemplo, está o acordo com os credores sobre os termos e condições para uma reestruturação das dívidas, conforme divulgado em março.

A companhia também citou que foi necessário incorporar visões atualizadas sobre o cenário macroeconômico e o ambiente competitivo no mercado de telecomunicações.

Entre os fatores que influenciaram a atualização do plano, a Oi informou também que passou a considerar os indicadores operacionais e financeiros referentes ao ano de 2022, ainda que em caráter não auditado (a divulgação desse balanço foi postergada para 22 de maio), bem como a definição do seu orçamento para 2023.

O último fator citado pela Oi foram as premissas atualizadas sobre os resultados esperados das negociações sobre futuras obrigações do contrato de take or pay em infraestrutura de torres, cabos submarinos e DTH, por exemplo, no contexto de recuperação judicial.

O plano de longo prazo da Oi não incorporou potenciais vendas de ativos, como a sua participação na V.tal, nem os benefícios esperados com o processo de arbitragem com a Anatel para revisão do contrato de concessão de telefonia.

Fibra é foco da desaceleração

A Oi baixou as suas projeções de crescimento do número de casas conectadas por banda larga na Oi Fibra em aproximadamente 10% tanto no curto quanto no longo prazo. Ainda assim, a Oi Fibra é descrita como o motor de crescimento do grupo, com “posição e ativos únicos para capturar a grande demanda por conectividade por fibra no Brasil”.

Os números atualizados preveem 5,7 milhões de casas conectadas em 2024, 7,7 milhões em 2026 e 8,0 milhões em 2031. A previsão anterior era de 6,6 milhões em 2024, 7,7 milhões em 2026 e 8,8 milhões em 2031.

Embora não tenha sido explicitado pela Oi, é sabido que a competição tem crescido entre os provedores de banda larga, com maior dificuldade de captação de clientes e subida dos preços dos pacotes de internet.

Assim, o novo plano estima receita líquida da Oi Fibra de R$ 6,675 bilhões em 2024 e R$ 11,699 bilhões em 2031, enquanto o plano anterior esperava R$ 8,196 bilhões em 2024 e R$ 12,892 bilhões em 2031.

Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

CEO da Hurb, antiga Hotel Urbano, renuncia após onda de críticas de clientes e parceiros

Próxima Postagem

Comércio varejista cai 0,1% de janeiro para fevereiro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028
Retail Media

Com apoio da IA, retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

28 de maio de 2025
L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto
Foodservice

L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto

28 de maio de 2025
Umbro aplicativo
Notícias

Umbro lança aplicativo com descontos, exclusividades e foco no público conectado

28 de maio de 2025
Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente
Franquias

Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente

28 de maio de 2025
Burger King faz collab com Bobbie Goods e monta loja imersiva em São Paulo
Foodservice

Burger King faz collab com Bobbie Goods e monta loja imersiva em São Paulo

27 de maio de 2025
MEI: Prazo para entrega de declaração anual termina na sexta-feira
Economia

MEI: Prazo para entrega de declaração anual termina na sexta-feira

27 de maio de 2025
Brasil gripe aviária
Economia

Brasil notifica erradicação do foco de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal

27 de maio de 2025
MG declara emergência sanitária após caso de gripe aviária em aves ornamentais na Grande BH
Economia

MG declara emergência sanitária após caso de gripe aviária em aves ornamentais na Grande BH

27 de maio de 2025
Próxima Postagem
Comércio varejista cai 0,1% de janeiro para fevereiro

Comércio varejista cai 0,1% de janeiro para fevereiro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

Com apoio da IA, retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

28 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto

L’Entrecôte de Paris acelera expansão com modelo de bistrô compacto

28 de maio de 2025
Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

Navegando pelas incertezas tarifárias: estratégias para o varejo em tempos de instabilidade

28 de maio de 2025
Umbro aplicativo

Umbro lança aplicativo com descontos, exclusividades e foco no público conectado

28 de maio de 2025
Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente

Omo Lavanderia passa a oferecer serviços de higienização na casa do cliente

28 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.