Marcas com apelo jovem, iFood, Netflix e Nike lideram as menções nas categorias que atuam, segundo A pesquisa Top Of Mind Conversion, que entrevistou 400 brasileiros conectados à internet.
Com 93,6% de lembrança, o iFood é a marca que mais está na mente dos consumidores no Brasil. A plataforma faz ampla campanha nas redes sociais e tem um grande market share, quando comparada com seus principais concorrentes: Rappi e 99Food têm 3,4% e Zé Delivery, 3,1%.
Com 68,3% das menções, a Netflix é a plataforma de streaming mais lembrada pelos consumidores, bem à frente de YouTube e Spotify, empatados com 9,7%. O estudo destaca que, além da produção de conteúdos, a Netflix tem um posicionamento próximo a seus clientes nas redes sociais.
Na categoria moda e vestuário, a Nike lidera, com 17% das menções. Patrocinadora de diversos atletas e eventos, essas ações fazem com que a marca fique popularmente conhecida.
A chinesa Shein ganha destaque por seus preços baixos e vem em segundo lugar, com 13,6%. Varejistas brasileiras, C&A e Renner ocupam a terceira e quarta colocações, com 12,9% e 12,1%, respectivamente.
“Vemos nas duas primeiras posições marcas que são baseadas em tecnologia e o ranking de modo geral também é dominado por empresas de tech”, comenta Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.
Única brasileira
O executivo destaca que a CVC é a uma única marca brasileira a liderar uma categoria, a de Viagem e Turismo, com 36,2%.
Com 11,2%, a Gol vem em segundo lugar, seguida por Decolar e 123 Milhas, com 10,3% e 10%, respectivamente.
De acordo com a pesquisa, outras marcas que se destacaram em suas categorias incluem Coca-Cola (Bebidas Não-Alcóolicas), Natura (Beleza e Cosméticos), Samsung (Celular), Amazon (E-commerce), PlayStation (Games), Pedigree (Produtos e/ou serviços para animais de estimação), Vivara (Produtos de Luxo), Casas Bahia (Produtos para casa), Nestlé (Produtos Saudáveis) e Instagram (Redes Sociais).
Imagem: Shutterstock