O cenário econômico desafiador dos últimos 2 anos impactou os hábitos de consumo dos brasileiros, que passaram a fazer escolhas mais racionais e usar mais promoções nas suas refeições fora do lar, segundo a pesquisa CREST realizada pela GS&Inteligência, que entrevista 72 mil consumidores por ano no Brasil.

A pesquisa aponta que os brasileiros continuam frequentando os restaurantes em todo o Brasil, porém passaram a priorizar as refeições mais importantes na sua percepção, ou seja, eles priorizam o almoço e lanche da tarde principalmente durante os dias da semana, e passam a consumir menos nas refeições periféricas do dia, como o café da manhã e o lanche da manhã, e nas refeições de entretenimento no final do dia e aos finais de semana.

Outro aspecto interessante foi o aumento no uso de promoções nas refeições, que cresceu +6% na comparação do ano móvel de Mar/17 x Mar/16. Quando falamos em promoções, estamos nos referindo a cupons de desconto, campanhas compre 1 leve 2, combos, compre uma refeição ganhe um refrigerante, entre outros. 

Reforçando a tendência de racionalização, os consumidores têm dado preferência aos restaurantes que oferecem a oferta certa para um certo momento de consumo, ou seja, os consumidores não querem errar e continuam a frequentar aqueles restaurantes que oferecem a melhor relação entre conveniência, produto, preço, promoção e experiência para o momento de consumo em questão.

Quer um exemplo? Os consumidores continuam frequentando as padarias durante a manhã, mas há uma queda de mais de 30% no tráfego (se considerarmos o ano móvel de Mar/17 x Mar/16) de pessoas nas padarias na hora do almoço, uma vez que esses tipo de estabelecimento não oferece uma boa oferta de valor para os consumidores nesse momento do dia.

As tendências e mudanças no comportamento de consumo como a maior racionalização que vimos em 2016 continuam presentes em 2017, mas estão atenuadas. No curto prazo é importante que os restaurantes repensem a sua oferta de valor para os momentos de consumo nos quais são reconhecidos, a padaria durante a manhã ou um restaurante por quilo na hora do almoço, mas no médio prazo, a diversificação desses momentos de consumo é que garantirá o crescimento de vendas para esses estabelecimentos.

 

 

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

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